WhatsApp Marketing: conheça o aplicativo e saiba quais são as melhores estratégias

Publicado em: 05 julho 2019 - Categoria: Gestão de clínicas

“Você tem WhatsApp?” Aposto que já lhe fizeram esta pergunta uma centena de vezes e a sua resposta foi sim.

É justamente por esse fator que a popularidade do aplicativo aumentou exponencialmente nos últimos 6 anos. Além de se tornar indispensável no dia a dia, ele acaba concentrando pessoas através de sua plataforma imersiva, didática e instantânea.

Neste post, você encontrará informações e estatísticas que ajudarão você a entender a importância do Whatsapp como meio de comunicação para alcançar seu público. 

Junto com isso, você encontrará ideias e dicas para aproveitar ao máximo essa ferramenta e fazer o Whatsapp Marketing com sucesso. Vamos começar!

WhatsApp: como surgiu

Caso você não saiba, o aplicativo foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, dois ex-funcionários do Yahoo

Desde então, o uso deste aplicativo continuou a se espalhar, especialmente entre os países do Ocidente, para registrar no ano de 2018 mais de 1,2 bilhões de usuários.

Por ter esses números expressivo dentro os seus usuários, o alcance que o WhatsApp pode conceder à sua empresa é colossal.

Entre seus usuários estão pessoas de todas as idades, perfis e situações socioeconômicas. Isso significa que a maioria das pessoas que compõem seu público-alvo usa esse aplicativo.

Agora vamos dar uma olhada nos números, para complementarmos:

  • O serviço Whatsapp é usado atualmente em 109 países.
  • 70% dos usuários do Whatsapp usam o aplicativo diariamente.
  • A cada dia, 100 milhões de chamadas de voz e 55 milhões de chamadas de vídeo são feitas.
  • 175 milhões de pessoas usam ativamente a função Whatsapp Status.
  • O aplicativo está disponível em 53 idiomas.
  • O Whatsapp foi adquirido em 2014 pelo Facebook a um custo de US $ 19 bilhões e é um sucesso total em termos de uso e difusão, como mostram as estatísticas.

Por que sua empresa deve investir no Whatsapp Marketing?

Não faltam motivos óbvios para você investir no WhatsApp Marketing — isto se todos os dados que citamos acima ainda não lhe convenceram.

Para melhor a situação, o WhatsApp é um aplicativo gratuito, cujo o uso é altamente difundido entre pessoas de todas as faixas etárias.

Certamente o seu público — ou sua persona — estará utilizando os serviços ou as ferramentas do WhatsApp.

Além de todos esses fatores, o WhatsApp ainda lhe oferece a possibilidade de comunicar-se diretamente e em tempo real com o seu cliente. Entregando o produto ou o serviço, recebendo um feedback instantâneo sobre o mesmo.

Isto se torna um fator de suma importância na hora de descobrir as opiniões de seu público alvo e também para fornecer uma atenção personalizada à cada cliente.

WhatsApp também pode ser ótimo aliado na hora de divulgar seus serviços, juntamente de suas promoções e novidades.

O aplicativo suporta uma vasta gama de conteúdos multimídia, lhe possibilitando fazer suas divulgações em diversos formatos: áudio, vídeo, catálogos, folhetos, links e GIF’s.

Finalmente, qualidades como rapidez e precisão em termos de alcance fazem deste aplicativo a maneira perfeita de enviar lembretes e promover suas ofertas especiais.

No entanto, é importante notar que um requisito fundamental para aproveitar o Whatsapp Marketing é ter os números de telefone das pessoas que constituem seu público-alvo.

WhatsApp Marketing: Case de sucesso

Um dos melhores exemplos de case de sucesso no WhatsApp Marketing foi a estratégia utilizada pela Toyota Company, no ano de 2012.

A empresa teve a brilhante ideia de aproveitar uma das funções do aplicativo e promover sua proposta através de um evento. 

Para participar, as pessoas deveriam ter colocado a palavra “Hibridizado” no status Whatsapp.

Então, toda semana, de 25 de outubro até 28 de novembro daquele ano, um iPhone foi sorteado entre os usuários que se cadastraram no site da empresa e conheceram o slogan. 

Como resultado, a Toyota esteve na boca de milhares de usuários e conseguiu interessar segmentos inteiros de seu público durante semanas.

Algumas dicas para você impulsionar o seu WhatsApp Marketing:

1- Faça o atendimento em tempo real:

Tanto faz se você fará o mesmo através de um bate-papo, vídeo-chamas ou afins. Utilize qualquer uma destas, aproveitando a oportunidade ofertada pelo WhatsApp de você auxiliar os seus clientes e resolver todas as suas dúvidas em tempo real e de forma instantânea.

Utilizando esta estratégia, você não melhora apenas a qualidade do serviço, mas acaba também fidelizando o seu público através de um atendimento personalizado.

A esse respeito, recomendamos que você aproveite o Whatsapp Web para otimizar suas comunicações. Trata-se da versão desktop do aplicativo, que permite usar o teclado, o microfone e a câmera do PC, o que é muito mais confortável e produtivo.

2- Use e abuse dos Grupos no WhatsApp:

Como dissemos acima, o Whatsapp permite criar grupos de até 256 membros. Através desta função, você pode gerar um “bate-papo coletivo”, no qual todos os membros podem interagir. 

Assim, um espaço ideal é aberto para pesquisar públicos específicos e obter informações em primeira mão para seus estudos de mercado.

Consequentemente, eles são ideais para conhecer a opinião do público sobre o lançamento de novos produtos. 

Paralelamente, os grupos do Whatsapp são extremamente úteis para organizar eventos de vendas e compartilhar informações com clientes com perfis específicos (por exemplo, com necessidades ou interesses específicos).

3- Crie textos personalizados e utilize os recursos multimídia:

Para atrair e manter a atenção do seu público, é essencial que você use todos os recursos que o Whatsapp coloca em suas mãos. 

Portanto, ao escrever mensagens de texto, recomendamos o uso de itálico e negrito para destacar as informações.

Para itálico, você deve colocar a frase entre hífens baixos, assim: _Olá_

Para negrito, você deve colocar a frase entre asteriscos, assim: * Olá*.

Também é muito útil enriquecer suas mensagens com vídeos, GIFs, fotografias e links. Por fim, não esqueça de adicionar emoticons para aumentar a expressividade de suas remessas.

4- Qualifique suas mensagens para manter o interesse do seu público:

Tendo em mente que seus clientes lhe confiaram seus números de telefone, é essencial que você ofereça qualidade e respeito em suas comunicações.

Além disso, é muito aconselhável enviar uma única mensagem com muitos parágrafos, em vez de enviar várias frases separadas, uma vez que a recepção destas é geralmente muito irritante (esteja ciente de que cada uma das suas mensagens envia uma notificação no celular de seus clientes, e você não quero perturbá-los ou ser spammer ou invasivo).

5- Aproveite todas as ferramentas do WhatsApp ao máximo:

Para fazer um sucesso no Whatsapp Marketing, é melhor aproveitar todos os recursos oferecidos pelo aplicativo. 

Antes de tudo, recomendamos que você coloque uma foto de perfil representativa da sua empresa. A este respeito, um logotipo representativo atraente e cordial ou fotos do representante responsável são boas escolhas.

Ao compartilhar endereços (por exemplo, onde uma determinada agência da sua empresa está localizada ou onde um evento ocorrerá), recomendamos que você implemente a função “Enviar localização exata”, onde o cliente recebe um mapa interativo com o endereço claramente marcado e com todas as facilidades do Google Maps.

Finalmente, para promover suas ofertas sem ser invasivo (ou seja, sem receber uma notificação), você pode usar o status Whatsapp

Agora você já sabe o que é o WhatsApp Marketing, como funciona e quais as ferramentas necessárias para lhe entregar o melhor resultado possível para a sua estratégia de marketing digital.

São tantos os benefícios que o WhatsApp pode trazer à sua empresa, que vale muito a pena você pensar em investir na plataforma.

Além de angariar novos clientes e criar uma autoridade para sua empresa no mundo digital, ele também aproxima o seu cliente, lhe concedendo um serviço instantâneo e sanando todas as suas dúvidas em tempo real.

Deixe que os profissionais especializados em marketing digital da Onex Soluções façam isso para você.

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A Onex Soluções agradece a sua visita! Até a próxima!

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