Vídeos animados: como eles podem ajudar na captação de novos clientes

Publicado em: 03 outubro 2019 - Categoria: Sem categoria

Você deseja diversificar o marketing de conteúdo da sua empresa, mas não sabe ao certo o que fazer? Investir em vídeos animados pode levar aos resultados que você tanto espera e captar novos clientes.

Marketing digital e suas diversas possibilidades

Henry Jenkins, autor do livro Convergência de Mídias, evidencia em sua obra um fato incontestável da era do marketing digital e dos dispositivos móveis que nos cercam. Para ele, não foram as velhas mídias que morreram, e sim a nossa relação com elas. Neste cenário, devemos nos reinventar e estarmos atentos às oportunidades. 

Atualmente, empresas e profissionais liberais podem utilizar diversas formas de se comunicar com o público. Neste sentido, o inbound marketing, aliado ao marketing digital, se baseia na premissa de atingir as pessoas certas que se encontram no momento certo de consumir determinado produto ou serviço e, na melhor das hipóteses, se tornarem advogadas da marca a longo prazo.

Para cativar essas pessoas — ou melhor, personas — desde o estágio de atração do funil de vendas até o encantamento, passando pela conversão e pelo almejado fechamento do negócio, as empresas investem na produção de conteúdos pertinentes em formatos como artigos, podcasts, eBooks e posts e em canais como redes sociais, site e blog, dentre tantos outros.

Quando se trata de marketing digital, as possibilidades de se comunicar com o público são diversas. Ao delimitar as estratégias, é preciso produzir conteúdo direcionado para as necessidades e interesses das personas em questão e escolher os canais de comunicação mais apropriados para atingi-las. Investir apenas em textos e em imagens pouco elaboradas não é suficiente. Para se destacar no competitivo marketing de conteúdo, é preciso ir além. 

Motion graphics: a cereja do bolo

O motion graphics, ou videografismo, é uma técnica que transforma o design gráfico em animação e torna o conteúdo ainda mais atraente e inteligível. Em outras palavras, é a cereja do bolo dos vídeos animados. Por ser altamente rentável, marca forte presença na produção audiovisual.

Os vídeos animados representam uma ótima oportunidade para alavancar negócios, seja na elaboração de posts e stories mais elaborados nas redes sociais ou na divulgação dos vídeos via streaming e no site da empresa. 

Diga-se de passagem, diferentemente do que pode soar quando ouvimos o termo pela primeira vez, os vídeos animados não são dirigidos exclusivamente ao público infantil. Em sua maioria, são conteúdos capazes de educar o público, despertar a curiosidade e fortalecer sua marca. 

A técnica também pode ser utilizada em vídeos com diferentes propósitos, tais como vídeos de treinamento, institucionais, tutoriais, explicativos, propagandas e clipes. O videografismo também pode ser complementado com formatos mais básicos de vídeos, 2D e 3D e chroma key. Em suma, é uma rica e poderosa ferramenta de engajamento.

Por que utilizar vídeos animados no marketing médico? 

No marketing médico, assim como no marketing focado em outras áreas, os profissionais lidam com a tarefa de produzir conteúdos sobre temas específicos que sejam atrativos e, quando destinados ao público leigo, que tenham linguagem acessível. 

A maioria dos formatos como posts de redes sociais, blogs e Ebooks acabam sendo complementados por imagens, gráficos e desenhos. Muito além de serem meramente ilustrativos, tais recursos despertam a atenção do público e facilitam a compreensão do conteúdo.  

Por mais que o hábito de ler seja incentivado, ele é muito desgastante. Por isso, muitas pessoas preferem os conteúdos audiovisuais, dos quais acabam retendo mais informações. Por essas e outras, a produção de vídeos animados, mais uma vez, é indicada  — mesmo que o vídeo seja baseado em conteúdo disponível no site, blog e ebook da empresa. Acredite, o mesmo conteúdo pode e deve ser trabalhado em todos os formatos!

Outra recomendação é legendar os vídeos animados — em português. Afinal, a pessoa que está assistindo pode estar com problemas de som no PC ou smartphone e, mesmo assim, pode compreender o conteúdo por meio de imagens e legendas.

Quais são os benefícios dos vídeos animados?

De uma maneira geral, a produção de vídeos animados proporciona diversos benefícios como o brand awareness (consciência de marca) e impacta positivamente nos resultados do marketing digital, inclusive no rankeamento do Google. 

Isso acontece quando o conteúdo é trabalhado em diversos formatos (texto, áudio e vídeo) e há ações voltadas para tornar a sua empresa autoridade em sua respectiva área de atuação. Além disso, inserir o vídeo dentro do site ou blog da empresa faz com que o tempo de permanência dos visitantes seja maior. 

Como a maioria das empresas funciona apenas no horário comercial e, em alguns casos, até às 22h, o vídeo, na ausência de um membro da equipe, educa, instrui e esclarece dúvidas, independente do horário em que é acessado. O vídeo é um dos formatos mais compartilhados e, dependendo do alcance, viralizado.

O que você precisa saber antes de investir em vídeos animados?

Geralmente, o tempo que as pessoas levam para assistir a um vídeo na internet é, em média, de 30 a 60 segundos. Por isso, não é indicado produzir vídeos com mais de 5 minutos.  

Assim como a produção de textos e imagens, a inserção de vídeos em pontos estratégicos do site da sua empresa também é uma ação de SEO e, assim, contribui para a crescente atração de visitantes.  

Como você imagina o seu vídeo animado? Prefere explorar o recurso do storytelling (a arte de contar histórias, em português)? Utilizar infográficos? Ou combinar storytelling com infográficos? Quando for fazer o briefing, deixe claro ao profissional contratado o que você espera do vídeo. Ele é a pessoa que vai fazer o seu material ser um sucesso. Faça bom proveito!

Para saber mais sobre como os vídeos impulsionam as redes sociais, clique aqui para ler o outro texto que escrevemos sobre o assunto. Decidiu investir em vídeos animados? Entre em contato com a Onex Soluções! Será um prazer te atender. 

Compartilhe: