Saiba como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram e no Facebook

Publicado em: 24 janeiro 2020 - Categoria: Sem categoria

As redes sociais, em especial o Instagram e o Facebook, são fundamentais para impulsionar o marketing digital de um negócio. Para obter sucesso de forma orgânica, ou seja, de forma não paga, é preciso conhecer bem o seu negócio, os objetivos a serem alcançados pelas estratégias de marketing digital e levar em consideração outros pontos, assim como colocá-los em prática. Confira!

Estabeleça quais são os objetivos. O que o seu negócio pretende alcançar ao executar estratégias de marketing digital? O principal objetivo seria alavancar as vendas? Se tornar autoridade em determinado assunto? Divulgar a marca? Aumentar a interação com o público? Tenha em mente quais são os objetivos – por ordem de prioridade – ao elaborar as ações.

Conheça o seu público. Para delimitar qual é o público-alvo atual – quando o negócio já existe há um tempo – e o público que deseja alcançar é preciso conhecer os seguintes fatos sobre seus membros: onde vivem; faixa etária; sexo; renda; grau de escolaridade e frequência que precisam do produto ou serviço ofertado pela sua empresa. Por sua vez, as personas são personagens semi-fictícias que representam de forma muito mais detalhada e específica uma parte significativa do seu público-alvo, sendo especialmente úteis para entender as necessidades e momentos que levam o seu produto ou serviço a ser procurado.

Varie o conteúdo. Além dos conteúdos relacionados à área de atuação do seu negócio, que podem ser produzidos em linguagem formal e/ou informal, a depender do negócio e do público-alvo, invista também em conteúdos com datas comemorativas pertinentes, bastidores e frases motivacionais. Também é recomendado apresentar alguns momentos do cotidiano, sejam relacionados ao trabalho, lazer ou outros momentos da rotina, tornando os perfis muito mais interessantes e humanizados.

Diversifique os formatos. Postar textos e imagens de alta qualidade e condizentes com o seu negócio é de suma importância. No entanto, você deve aproveitar todos os recursos oferecidos pelas redes sociais para alcançar o sucesso de forma orgânica. Além de feeds, stories e hashtags condizentes, invista também em GIFs, memes (caso o perfil do seu negócio permita alguma descontração, é claro), FAQs, vídeos, tutoriais, carrossel e lives. Sobre este último recurso, aproveite para convidar colegas (de empresa ou de profissão) e, assim, contribuir para alavancar o engajamento do público com as suas redes sociais.

Mantenha uma frequência de postagens. Você provavelmente já ouviu falar que, para manter os perfis em alta, precisa postar com certa frequência, o que é totalmente verdadeiro. Depois de um mês realizando postagens frequentes nas redes sociais, é possível ter uma noção de quais dias e horários seu público tende a engajar mais com as postagens. Há plataformas específicas que apresentam relatórios com tais dados.

Interaja com os seguidores. Além de investir na produção de conteúdos, os perfis também devem interagir com os seguidores e responder aos comentários e mensagens recebidas, sejam inbox, direct ou nos próprios posts. Procure seguir seus seguidores de volta. Dê atenção especial quando um seguidor marcar o perfil da sua empresa e aparecer utilizando seu produto ou serviço.

Marque presença. Insira as localizações das unidades do seu negócio nos perfis para facilitar a vida dos seguidores e aproximá-los da marca. O Linktree, por exemplo, é uma ferramenta útil não apenas para reunir todos os contatos de uma empresa, mas também para apresentar sua localização. Procure marcar perfis afins com o seu negócio e com o post em questão. Assim, suas postagens serão vistas por novos seguidores.

Dúvidas sobre engajamento orgânico? Deixe seus comentários.

Compartilhe:

Fale com um consultor para avaliação, diagnóstico ou orçamento gratuito.