Saiba como aumentar o ticket médio de suas consultas

Publicado em: 30 abril 2019 - Categoria: Gestão de clínicas

Para aumentar o ticket médio das consultas é necessário aplicar algumas estratégias e melhorar as que já está colocando em prática. Quer saber como fazer isso? Então confira as táticas que separamos pra você.

O que é o ticket médio?

Ticket Médio é o indicador de performance do seu consultório. Ele é importante para mensurar as estratégias de marketing aplicadas e verificar a eficácia dela na conversão desses pacientes.

O ticket médio é o quanto cada paciente traz para sua clínica. Para calculá-lo é preciso dividir o faturamento bruto do consultório pelo número de pacientes atendidos, o resultado disso será o seu ticket médio.

É importante lembrar de dividir o faturamento pelo número de pacientes, não pelas consultas e procedimentos, afinal o mesmo paciente pode voltar para um retorno ou para outro procedimento.

Quando o ticket médio da sua empresa é alto significa que os seus pacientes prezam pela qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos, o que pode ser vantajoso também para aumentar a venda de outros procedimentos e consultas.

Qual a função do ticket médio?

Como acabamos de citar, o ticket médio é um indicador de performance do seu consultório e também uma importante ferramenta para mensurar as estratégias de marketing dele.

Sabendo o ticket médio de cada paciente, é possível calcular se as estratégias de marketing aplicadas estão trazendo o retorno desejado. Por exemplo, se você mantém o controle de onde aquele paciente veio e o quanto ele deixa em média no seu consultório pode saber o quanto de retorno o investimento que fez no marketing para aquele meio te trouxe.

Os seus pacientes podem vir a partir das redes sociais, mecanismos de busca, folders ou outdoors ou mesmo a partir de outros pacientes.

Por isso, também é extremamente importante manter a documentação dos seus gastos, das estratégias utilizadas e perguntar para os novos pacientes como eles ficaram sabendo da clínica e o que mais gostaram do seu atendimento.
A partir desses dados, também é possível estudar e aumentar o ticket médio das consultas.

Como aumentar o ticket médio das consultas?

Dentro de um consultório, as estratégias de marketing a serem aplicadas são diferentes de uma loja, por exemplo. Por isso, muitas das técnicas de atração para aumentar o ticket médio devem ser repensadas e adaptadas para esse ramo.

Em primeiro lugar, é essencial ter um bom relacionamento com os clientes. Eles precisam se sentir em “casa”, ter certeza de que estão recebendo o melhor atendimento possível e também serem incentivados a se comunicar, dar sugestões do que poderia melhorar no consultório e quais outras especialidades poderiam ser agregadas à clínica.

Junto com isso também entra o atendimento eficaz. Tanto na hora da consulta quanto fora, na secretaria e nos canais de comunicação disponíveis, ter um atendimento eficaz é essencial para aumentar o seu ticket médio. Para isso, algumas das soluções são oferecer treinamentos para os vendedores, investir em equipamentos de qualidade e automatizar alguns dos meios de comunicação para direcionar e facilitar o atendimento e agendamento.

Um atendimento de qualidade e eficiência também deve ser feito pelos médicos que atendem no seu consultório. As pessoas querem ter suas necessidades ouvidas e resolvidas da melhor forma possível, sempre considerando o seu lado humano, sem pressa e também sem estender desnecessariamente a consulta, por exemplo.

Outra opção também é investir em estratégias como o e-mail marketing e o uso de SMS por exemplo, seja para agendar ou confirmar consultas ou também para entregar mais informações e conteúdos relevantes para seus pacientes e pacientes em potencial.

Ainda interligado a essa área, uma outra forma de aumentar o ticket médio é por meio de um sistema de gestão de qualidade e eficiência. Salvar os dados dos seus pacientes, mandar mensagens de maneira automatizada, realizar pesquisas de satisfação, gerar relatórios de forma prática e também ter o prontuário eletrônico de seus pacientes de forma acessível por qualquer médico na clínica são algumas soluções que um sistema de gestão pode trazer para seu consultório.

Por meio de novas estratégias e de um sistema de gestão, também é possível diversificar os canais de venda e agendamento. Para isso, veja onde seus clientes estão e o que eles mais usam. Telefone, Whatsapp, Facebook e Instagram? Também esteja lá oferecendo seus serviços e agendando suas consultas!

O seu consultório é um ambiente em que os pacientes se sintam confortáveis? É um ambiente convidativo? Isso também é de extrema importância! O seu consultório precisa refletir a imagem da clínica e atrair os pacientes, bancos confortáveis, cores adequadas na parede e até mesmo um “cafézinho” a disposição podem fazer toda a diferença.

Indo além do atendimento em si, existem outras formas de aumentar o ticket médio do seu consultório. Quais produtos e serviços você oferece e quais outros os seus clientes gostariam de ver? Procure saber mais sobre a possibilidade de oferecer o que eles querem. Variar as especialidades, aumentar os procedimentos, atender mais convênios, entre outros. Aumentar a oferta de produtos e serviços faz com que seus pacientes já fidelizados não tenham que procurar outras clínicas e assim aumentem o seu ticket médio.

Também é preciso estudar a possibilidade de oferecer produtos de maior valor, como procedimentos ou especialidades mais específicas, por exemplo. Isso irá depender do seu paciente alvo e das características da sua clínica. Ainda, se for o caso, é importante implementar isso de maneira gradual.

Outra possibilidade para aumentar o ticket médio das consultas é oferecendo promoções e descontos para os pacientes. Um desconto para os pacientes consultarem outra especialidade ou promoções para ganharem um procedimento ao fazer outro são alguns exemplos.

Para aumentar o ticket médio das consultas de forma eficiente, é preciso estudar os seus resultados, a atuação do seu consultório e a necessidade dos seus clientes. Com isso, é possível ver quais as estratégias que melhor se adequam ao seu estabelecimento.

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