Os 7 benefícios do marketing para o seu negócio

Publicado em: 15 agosto 2019 - Categoria: Marketing Digital

O marketing vem se mostrando cada vez mais importante no sucesso online de uma empresa. Em redes sociais, uma marca precisa competir não só com a concorrência, mas também com outros usuários a atenção do seu público.

Implementar uma estratégia de marketing eficiente fará com que você adquira uma série de benefícios para a sua empresa (e bolso). Neste texto, elencamos 7 pontos positivos do marketing para que você não perca mais tempo e comece a investir nessa área.

1.     Aumenta e fortifica a autoridade da sua marca na internet

O Brasil atualmente é o segundo país do mundo que passa mais tempo na internet. Por isso, conseguir se tornar uma autoridade em sua área de atuação na internet fará com que a sua empresa tenha um alcance muito grande, além das suas vendas também aumentarem.

Ao criar conteúdo de qualidade, você mostrará para os seus seguidores que a sua marca “sabe o que está fazendo”, o que dará maior confiança sobre o seu produto/serviço e a chance deles se tornarem clientes aumenta consideravelmente.

Se tornar uma autoridade on e offline não é uma tarefa simples ou rápida: será necessário planejar uma boa estratégia de marketing, adequar o tom de voz da marca e fazer um investimento pesado na produção de conteúdo relevante para o seu público.

2.     Faz com que a sua empresa seja encontrada mais rapidamente na internet

Mesmo para empresas que não pretendem vender seus produtos nacionalmente, o marketing local fará com que pessoas da sua região encontre o seu estabelecimento mais rapidamente e tenham todas as informações de forma rápida (além de consumirem o seu conteúdo via site e redes sociais).

Também é possível fazer a sua empresa ser vista por meio de técnicas de SEO aplicadas em sites e blogs. Ao escrever um artigo sobre como descobrir mau hálito e postá-la em seu blog, pessoas que estiverem procurando sobre esse problema encontrarão a sua publicação nos mecanismos de busca e então conhecerão o seu site.

Uma outra forma de fazer a sua empresa ser encontrada rapidamente é fazendo com que seu site seja responsivos, ou seja, o usuário consegue navegar facilmente entre as páginas tanto no computador quanto pelo no celular. Além disso, em 2015, o Google anunciou que sites que não sejam responsivos serão ocultados do seu mecanismo de busca.

3.     Constrói uma audiência segmentada e de qualidade

Você já leu em algum lugar sobre “focar na qualidade ao invés da quantidade”? No marketing, é preciso fazer da mesma maneira. É possível adaptar o conteúdo postado, campanhas feitas e a própria voz da sua marca para atrair um grupo específico de pessoas. Esses usuários são os que tem uma maior probabilidade de se tornarem clientes da sua empresa.

Essa é até mesmo uma forma de economizar, já que você focará em fazer campanhas menores, mas com um alto nível de conversão, impedindo que você gaste dinheiro atingindo pessoas que não comprarão o seu produto.

Um outro benefício de investir em um marketing segmentado é a possibilidade de medir o alcance e resultados das campanhas de forma bem mais específica. Você conseguirá entender mais precisamente que tipo de conteúdos e anúncios têm um engajamento maior do seu público-alvo.

4.     Permite o engajamento entre cliente e empresa

Que tal fazer a sua marca ficar mais próxima do seu público? Por meio das redes sociais, é possível responder comentários, receber feedbacks dos seguidores e até mesmo pedir sugestões de melhorias para o seu produto ou serviço.

Essa interação fará com que os seus seguidores tenham maior confiança e apreço pela sua marca. Empresas mais próximas do seu público-alvo, consequentemente, farão mais vendas. É nutrir essa boa relação não somente com possíveis compradores, mas também com atuais clientes.

5.     Entrega a mensagem correta para o público certo

Lembra quando falamos que qualidade é melhor que quantidade? Ao aplicar uma estratégia de marketing na sua empresa, você entenderá melhor qual o tipo de pessoa com maior aptidão a comprar o seu produto/serviço.

Com essa informação em mãos, você produzirá conteúdos que atenderão às expectativas dessas pessoas, fazendo com que elas passem a acompanhar a sua empresa online, se tornem clientes e até mesmo divulguem a sua marca para pessoas conhecidas e que tenham o mesmo “perfil” que elas, causando o efeito chamado de “prova social”.

6.     Insere a sua empresa na nova jornada de compra

Se antes o público apenas via o comercial na televisão ou jornal e então ia até a loja mais próxima realizar a compra do produto, hoje em dia esse processo ganhou mais etapas. Atualmente, o comprador faz uma pesquisa prévia sobre o produto, a empresa, e só então decide finalizar a compra.

E para essa jornada de compra se tornar positiva para a empresa, é preciso que ela esteja presente e engajada nesse processo. Ao prestar um bom atendimento online e produzir conteúdo relevante e de qualidade, o consumidor sentirá maior confiança na empresa e então se convencerá a comprar.

7.     Destaca a sua empresa perante a concorrência

Os seus concorrentes estão investindo em marketing? Começar a planejar uma estratégia de publicidade para o seu negócio é uma forma de se destacar perante a concorrência, que acaba ficando para trás por não usar a internet ao seu favor.

De acordo com o CEO da Resultados Digitais, apenas 0.06% das empresas investiram em marketing digital no ano de 2016. Por mais que esse número tenha aumentado com o passar dos anos, ainda existe um número considerável de empresas que ainda não perceberam a importância do marketing (e sua empresa pode sair na frente justamente por isso).

Investir em marketing trará uma série de benefícios em diferentes áreas para o seu negócio (vendas, publicidade e até mesmo financeiro). O público da sua empresa está ativo na internet, e fazer com a que a sua empresa também esteja lá é uma forma de trazer autoridade e lucro para o seu negócio de uma maneira muito mais rápida e efetiva.

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