Marketing Digital: O que é? Como funciona?

Publicado em: 13 agosto 2019 - Categoria: Marketing Digital

Esqueça o marketing tradicional. Sério. Ele não irá lhe trazer um retorno a curto, médio e longo prazos tão efetivo quanto o marketing digital.

Talvez, por começarmos este artigo com esta frase, você pense que somos completamente contra o marketing tradicional, enraizado na cultura empresarial — principalmente na área médica.

Mas, na verdade, nós somos criteriosos ao ponto de trazer para o nosso cliente a melhor estratégia de marketing possível e disponível no momento. E o marketing digital dá um banho de opções na velha e tradicional forma de comercializar suas informações.

No marketing digital, há inúmeras formas de você chegar até o seu cliente, lhe entregar o melhor conteúdo e colher todos os frutos de maneira instantânea. Então, lhe fazemos a seguinte pergunta: você está pronto para conhecer o marketing digital?

Além do mais, você está por dentro de todos os benefícios do mesmo? Sabe como encontrar seus clientes e lhes entregar o melhor conteúdo apenas um clique de distância?

Pensando em solucionar todas as suas dúvidas, a Onex Soluções preparou um artigo completo para você. Pronto para lhe explicar tudo sobre o marketing digital e como ele fará a diferença dentro da sua empresa.

Vamos lá?

Marketing Digital: o que é

O marketing digital nada mais é do que a versão online da antiga forma de pagar pelos veículos tradicionais informações sobre sua empresa.

Mas com algumas diferenças notórias: investimento exponencialmente menor e público alvo muito maior.

Hoje em dia, o marketing tradicional se tornou uma forma de gastar o seu dinheiro apostando em uma incógnita. 

Já o marketing digital, se você encontrar uma agência com experiência no mercado, passa a ser um dos investimentos mais importantes que você fará dentro da sua empresa.

Para investir no marketing digital é muito fácil e você tem inúmeras opções de onde e quando investir.

Para elucidarmos esta questão para você, responda essa pergunta:

Quanto tempo você passa por dia no seu celular?

Se esta resposta for maior do que duas horas, você compreende que o mundo digital tomou uma forma desproporcional e “invadiu” nossas vidas, nos trazendo diversas informações e um conteúdo bastante diversificado.

Mas, ainda assim, insistimos. Lhe faremos outra pergunta:

Quantas horas por dia você passa nas redes sociais (Facebook, Instagram)?

Agora você já sabe onde se deve investir e onde a sua empresa sempre deve estar.

O marketing digital é o investimento da sua marca dentro das plataformas disponíveis em toda internet. Sejam elas mecanismos de pesquisa, redes sociais, plataforma de vídeos e afins.

Onde Investir no Marketing Digital

Antes de pensar em investir no marketing digital, procure pesquisar sobre a sua concorrência e onde a mesma está obtendo resultado. Este é o melhor que você pode fazer antes de elaborar uma estratégia eficaz de marketing digital.

Com a pesquisa feita e os resultados em mãos, procure uma agência de marketing digital que tenha experiência na sua área e vários cases de sucesso que comprovam o seu êxito na aplicação das estratégias necessárias.

A escolha da agência certa é muito importante na hora de você começar o seu investimento, pois ela é quem fará e distribuirá todo o conteúdo da sua corporação, sendo que os próprios conteúdos carregarão o seu nome e sua marca. 

Pense bem antes de escolher sua agência.

Após escolher a agência certa, acertar toda estratégia, sabendo exatamente onde irá o seu investimento, procure passar o maior número de informações possível.

São as suas informações que serão capazes de criar um conteúdo rico para os seus clientes e possíveis leads.

Mas, sem mais delongas, vamos explicar onde você deve investir o seu dinheiro no marketing digital e o motivo pelo qual cada uma das opções vale o seu investimento.

Redes Sociais

As redes sociais são os melhores atrativos para você interagir diariamente com o seu cliente. Você pode ter a absoluta certeza que o seu cliente estará em alguma delas — na imensa maioria das vezes, seu cliente está em todas elas.

Além da interação entre cliente/empresa, as redes sociais facilitam o compartilhamento de conteúdos e fazem a imagem da sua empresa percorrer uma jornada interessante, onde até o mesmo o mais cético dos clientes pode se interessar pelo seu conteúdo.

Por isso, não economize. Invista pesado nas redes sociais. Especialmente em duas delas, como:

Facebook

Aqui estão todos os seus clientes. Sim, todos. Desde o Seu Antônio, de 63 anos, até o Miguel de 22.

É a rede que mais abrange todas as faixas etárias, portanto, criar conteúdo para ela, é uma tarefa fundamental para qualquer empresa.

Através do Facebook Ads, plataforma feita para fornecer uma série de opções de anúncios para as empresas, você consegue segmentar perfeitamente os seus anúncios e entregar o conteúdo certo para o cliente certo.

Dica: não fique analisando as curtidas que sua página tem no facebook, quando se trata de marketing digital, a interação entre o cliente e o conteúdo publicado é sempre mais importante que o número de likes.

O lado ruim do Facebook é que se você depender apenas do anúncio orgânico (forma gratuita de postar seus conteúdos) dificilmente você conseguirá fazer com que seu conteúdo chegue no seu lead (cliente em potencial).

Nossa maior dica para você, neste caso, é procurar investir em anúncios pagos. Sim, sem muitos problemas. Mas, em todavia, procure sempre fazer anúncios orgânicos até para você ter uma noção da disparidade entre ambos.

Para atender melhor os seus clientes e evitar perguntas óbvias e sem retorno instantâneo, procure colocar o maior número de informações sobre sua empresa na página da mesma. 

Informações sobre como contatar a empresa sempre são imprescindíveis. Horário de funcionamento também.

Instagram

A melhor forma de investir no marketing digital e a melhor plataforma para você interagir diretamente com o seu cliente. Sem mais.

Com o instagram você consegue tudo. E mais: consegue tudo e mais um pouco, pois os algoritmos da plataforma fazem você entregar um conteúdo rico àqueles que realmente se interessam pelo seu negócio.

Seus seguidores ficarão sempre informados sobre as novidades, os serviços e as promoções da sua empresa. Portanto, foque sempre nelas.

A função do Instagram Stories trouxe a realidade da sua empresa aos olhos do seu cliente. Isto melhora a relação entre ambos, fazendo o seu cliente sentir-se parte de todo o processo de compra.

Ele não é apenas um número para a empresa. Ele passa a ser um colaborador — mesmo que isto seja apenas aos olhos do mesmo.

Mimar o seu cliente, sem ele perceber que está sendo mimado é uma das tarefas mais difíceis. 

Mas também é a linha tênue entre elaborar uma estratégia de sucesso ou afundar como diversas outras empresas que não conseguem ter suas marcas conhecidas no mundo digital.

Muitas empresas pecam muito na hora de não investir na relação entre cliente e empresa. É justamente para isto que as redes sociais existem: facilitar a comunicação entre ambos. Vender o seu serviço ou produto, deve sempre ficar em um plano oposto.

Nota-se que deve ficar em um plano oposto e não em segundo ou terceiro planos.

Bombardear o seu seguidor com diversas promoções, fotos de cirurgias e afins, não fará com que o mesmo se interesse pelo seu serviço. 

Mas mostrar ao mesmo que o seu serviço é diferente, que sua empresa vende todo um conceito por trás do serviço, fará com que o cliente sinta-se parte de todo o processo citado acima.

Este é o segredo das redes sociais: levar o seu cliente para perto da sua empresa, lhe entregando um conteúdo rico de informações que o mesmo necessita saber, vender o seu produto e fazer com que o cliente volte a comprar e indique o seu serviço para outras pessoas através de comentários ou compartilhamentos.

Nada mais do que isto.

Nota: com a recente retirada da visualização do número de likes nos posts, o Instagram deixa bem claro que o foco da plataforma é a interação. Isto só corrobora com tudo que citamos neste parágrafo.

Marketing Digital fora das Redes Sociais

O marketing digital fora das redes sociais se concentra basicamente em todas os benefícios que as ferramentas do Google podem oferecer para sua empresa— tirando o WhatsApp, outra plataforma da empresa Facebook, claro… Tudo se concentra no seu site. Em como o mesmo está formatado, como você publica os seus conteúdos no mesmo e também como o seu site está posicionado nos mecanismos de pesquisa do Google. Para explicarmos melhor e fazermos você entender a importância do posicionamento do seu site no Google, é preciso lhe explicar sobre SEO.

O que é SEO?

O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) do Google é basicamente um conjunto de técnicas utilizadas para mensurar a qualidade dos conteúdos publicados e posicioná-los no mecanismo de busca de acordo com o resultado.

Por isso, é fundamental que você crie conteúdos ricos em informações para publicar no blog do seu site. É justamente através deste conteúdo que você conseguirá um melhor posicionamento na busca do Google. Estudos indicam que 75% das pessoas não chegam na segunda página de buscas do Google para tirarem as suas dúvidas e para buscarem informações.

Estar na primeira página do Google é fundamental e você pode obter isso através do orgânico ou através do Google Adwords. Nossa dica é para que você faça o Adwords em paralelo com a confecção de conteúdos, pois o talento humano para a escrita e para a troca de informações ainda é um caráter muito necessário na hora de criar um conteúdo rico para o seu cliente.

YouTube

É uma ótima plataforma para você investir em vídeos informativos, onde você consegue passar a ciência total ao seu cliente sobre todas as funcionalidades do seu produto. E só. Nada mais que isto.

Ainda é um pouco caro criar conteúdos audiovisuais e os mesmos demandam muito mais tempo que conteúdos mais convencionais, como textos e infográficos. Foque mais nas opções citadas acima. Elas lhe trarão um melhor resultado.

Agora você já sabe o que é marketing digital, como funciona, quais os benefícios que o mesmo pode trazer para a sua empresa e aprendeu também como investir no mundo digital. Neste artigo, mostramos para você as vantagens de investir em cada uma das plataformas e quais os resultados que você obterá em cada uma delas. São muitas as opções de investimento dentro do marketing digital, mas saber onde investir e como, pode ser a linha tênue entre o sucesso e o fracasso da sua estratégia.Para ter o melhor sucesso possível dentro da sua estratégia de marketing digital, entre em contato com os profissionais especializados da Onex Soluções. Nós temos a expertise de entregar aos nossos clientes os melhores resultados, utilizando as melhores ferramentas dentro do marketing digital.

 

A Onex Soluções agradece a sua visita! Até a próxima!

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