Instagram Ads: entenda como ele atua na captação e fidelização de pacientes

Publicado em: 26 fevereiro 2019 - Categoria: Gestão de clínicas

O Instagram tem se mostrando uma das redes sociais mais importantes da web. Muito usada em formato mobile, a rede já tem mais de 1 bilhão de usuários no planeta, sendo que o Brasil é o terceiro país com mais adeptos, ao todo foram 64 milhões de pessoas até outubro de 2018. No mundo, nosso país só fica atrás dos Estados Unidos, que tem 121 milhões de usuários, e a Índia, com 71 milhões.

Graças a esse grande sucesso, a rede possui uma forma própria de veicular anúncios através da linha do tempo ou dos stories, essa ferramenta é chamada de Instagram Ads. As empresas usam esses anúncios para ficarem reconhecidas no mercado, podendo atingir diversos objetivos, como aumentar o número de vendas. No meio médico, o Instagram Ads pode ajudar a atrair novos pacientes, fidelizar os antigos, tornar sua clínica mais reconhecida no mercado, criar autoridade e transmitir profissionalismo.

Contudo, antes de investir nos anúncios pagos, é preciso criar uma identidade visual para o seu consultório. Dessa forma, você será facilmente reconhecido no meio digital e conseguirá mostrar para o público qual é o seu perfil médico dentro da sua clínica. Uma boa empresa de marketing pode te ajudar nesse processo.

Agora que você já sabe como o Instagram Ads pode ser um grande aliado, veja como fazer os anúncios:

Defina um objetivo claro a ser alcançado:

Ao começar a investir seu dinheiro nos anúncios, é preciso saber quais resultados você deseja alcançar com isso. Então, defina um objetivo claro e palpável. Ele pode ser diferente dependendo da sua clínica ou especialidade. Tendo isso em vista, você pode refletir se o que busca é a captação de novos pacientes, tornar-se reconhecido na sua especialidade ou, até mesmo, educar as pessoas que consomem seu conteúdo.

Depois, é necessário refletir como você pode alcançar seu objetivo e quais estratégias de mídia são capazes de te trazerem soluções. Um especialista na área pode ser essencial para te ajudar a resolver essas questões.

Poste boas imagens e conteúdos úteis:

Postar boas imagens não é o mesmo que investir em fotos daquela viagem que você fez em família ou colocar somente coisas relacionadas ao seu consultório. É importante saber mesclar conteúdos e divulgar o que realmente for importante para o seu público.

Dessa forma, é bem visto colocar conteúdos informativos. Por exemplo, se sua especialidade for ginecologia, é possível agendar postagens sobre métodos anticoncepcionais, doenças no útero e gravidez. Uma boa dica é convidar o potencial paciente para agendar uma consulta para tirar outras dúvidas sobre determinado assunto.

Faça uso de hashtags (#):

As hashtags são fundamentais para quem deseja alcançar um grande número de pessoas. Isso acontece porque esse método agrupa uma quantidade fotos que abranjam o mesmo tema. Assim, quem deseja procurar por um assunto, como hipertrofia, consegue fazer isso apenas digitando a palavra-chave na barra de pesquisa.

Atrelado a identidade visual, você pode criar uma hashtag própria para sua clínica. Mas, cuidado, não abuse desse recurso em suas fotos. O Instagram permite o uso de até 30, mas o bom senso pede para que se use até 10. No entanto, caso você tenha menos de 1000 seguidores, você deve usar um pouco menos para não parecer desesperado por curtidas na rede. Além disso, não faz sentido usar palavras que não tenham a ver com o assunto tratado na postagem, pois você não irá atrair o público-alvo que deseja.

Mantenha sua conta ativa:

Para atrair e fidelizar pacientes, é preciso ter um calendário ativo de postagens, pois dificilmente alguém sentirá vontade de seguir seu perfil se sua última postagem for de três meses atrás. É preciso mostrar que você está presente na rede!

Assim sendo, antes de iniciar as postagens é preciso definir quem é a sua persona. A persona é um personagem fictício que representa a pessoa que consome o serviço que você tem a oferecer. Diferente do público-alvo, que é uma definição menos exata, como mulheres acima de 20 anos, a pernona é feita imaginando fatores de uma pessoa como: nome, idade exata, cidade em que mora, local de trabalho, gênero e quantidade de filhos.

Após definir qual nicho de pessoas você deseja atingir, faça postagens direcionadas. Com os anúncios do Instagram Ads, você consegue escolher qual grupo de pessoas receberá seus conteúdos.

Outra coisa que também pode ser feita é testar horários até escolher em quais momentos do dia seu público tem maior engajamento. Por exemplo, se você faz postagens três vezes por semana, você pode alternar os dias e colocar horários como 9 horas, 12 horas e 19 horas. Após algum tempo, você consegue identificar quais dias e horários apresentam melhores resultados.

Planeje seu anúncio:

Apesar de ser a última dica do blog de hoje, essa é uma das mais importantes. Planejar seu anúncio significa definir estratégias para levar o engajamento do usuário da rede social.

O Instagram, em especial, possui os chamados botões calls-to-action, que são aqueles que levam a pessoa a fazer alguma ação. Nele, os botões são: solicitar agora, reservar agora, fale conosco, baixar, saiba mais, comprar agora, cadastre-se e assistir mais.

Ao fazer seu anúncio, você deve considerar o objetivo que você estabeleceu anteriormente. Além disso, é fundamental tomar cuidado com os caracteres porque o Instagram trabalha de forma diferente do Facebook, assim sendo o primeiro não mostra o título do anúncio, então esteja atento para não construir um texto confuso e difícil de ser entendido.

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