Identidade visual: entenda sua importância para clínicas!

Publicado em: 07 outubro 2018 - Categoria: Branding

Como é a identidade visual da sua clínica? Se você nunca se preocupou com essa questão, saiba que você pode estar cometendo um grande erro em relação à informação que passa aos seus pacientes. A identidade visual é o primeiro contato dos consumidores com uma marca e ela é a responsável por transmitir uma imagem única do seu negócio.

O mercado cresceu muito e a concorrência também. Por isso, possuir apenas um serviço de qualidade não é suficiente para atrair e reter os pacientes. É preciso pensar em como desenvolver ações e estratégias que agreguem valor e proponham experiências novas ao público.

Se você é um bom profissional, mas ainda não tem uma identidade visual sólida, esse texto é para você!

Por que ter uma identidade visual é importante?

Quando um novo paciente chega até a sua clínica, a avaliação começa logo na entrada. O local, a limpeza do ambiente, o cuidado com o paciente, o atendimento, o tempo de espera, e a identidade visual são fatores analisados pelo público.

Não faz sentido, por exemplo, possuir uma identidade visual e uma logo com tons azuis e pintar o consultório e sala de espera de laranja. Características do ambiente online devem ser estendidas para o ambiente offline, afinal, para o trabalho alcançar 100% de resultados é preciso ter alinhamento nas ações propostas.

Para saber se você está no caminho certo ou não, reflita sobre essas perguntas:

  • Sua clínica possui um logotipo?
  • Ela foi criada por um designer ou você adaptou algo da internet?
  • Ela transmite a mensagem certa ou é incompleta?
  • Você possui material de comunicação? Blocos, carimbos, adesivos, envelopes com a sua marca?
  • Você possui um site? O design dele é alinhado com o seu consultório?

Para muitos profissionais, investir em design e marketing não é uma prioridade, mas é por meio desse investimento que a clínica ganhará mais credibilidade e respeito no seu segmento.

A organização e coerência dos elementos criarão uma identidade única, permitindo que seus pacientes criem uma relação de lembrança com sua marca e a diferencie das demais.

Como criar uma identidade visual para a minha clínica?

A identidade visual de uma clínica vai muito além do logotipo. Os cartões de agendamento, receituário, resultado de exames, placas, sinalizações e uniforma precisam conter a identidade para criar unicidade na linguagem.

Tudo influenciará nesse processo: símbolos utilizados, tipografia e as cores. Por isso, os profissionais de criação utilizam a psicologia das cores na hora de criar uma identidade.

Essa psicologia é um estudo que mostra como o nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. É com base nesse estudo que a cor vermelha é associada à urgência e a cor amarela à fome. Já a cor azul, muito utilizado em clínicas médicas, transmite calma e serenidade.

Ao contratar um profissional capacitado, você terá a certeza de que todos esses fatores serão levados em consideração. O resultado será uma identidade visual mais sólida, que divulgará a sua marca segundo as necessidades do seu negócio.

Portanto, criar uma identidade visual é importante para deixar claro qual é a sua especialidade e transmitir a solidez e competência do seu trabalho. Dessa forma, a sua clínica estará diferenciada das demais, não apenas pela qualidade do atendimento, mas também pela identidade visual e o investimento em marketing.

Se você quer ficar por dentro das novidades do marketing digital, assine nossa newsletter!

Compartilhe: