Identidade visual – entenda a importância para o seu negócio

Publicado em: 02 agosto 2019 - Categoria: Branding

Como está a identidade visual da sua empresa? Essa é uma etapa muito importante para a consolidação na sua marca na Internet. Entretanto, muitas empresas negligenciam essa fase e não conseguem se destacar no mercado online.

Neste texto, você entenderá o que é uma Identidade Visual, qual a sua diferença para o Branding e sua importância para o sucesso de uma empresa. Além disso, você conferirá algumas dicas para potenciar a imagem da sua instituição.

O que é uma Identidade Visual?

Frases, imagens, fontes e demais elementos visuais são itens que fazem parte da Identidade Visual de uma empresa. Em resumo, ela seria a “cara” da sua instituição frente ao público. Muitas delas têm uma identidade visual marcante, inclusive sendo reconhecidas apenas pela cor da sua logo.

Além do logotipo, itens como site, cartões de visita, estilo de postagens nas redes sociais e até mesmo a fachada da sua instituição também compõem uma identidade visual, que deve ser única, moderna e representar a empresa.

O conceito de Identidade Visual é formado por uma hierarquia de componentes:

Elementos Primários:

Constitui o símbolo (sinal que representa a empresa), logotipo (forma em que o nome ou ícone é disposto na imagem) e a marca (junção de ambos os itens).

Elementos Secundários:

Diz respeito às cores e a tipografia (modo como o nome da empresa é escrito) que estarão presentes em toda a sua identidade visual. Eles são os maiores responsáveis pela memorização do seu logotipo por parte do público.

Elementos Terciários:

Componentes que fazem o complemento da sua marca, como algum acessório, mascote ou personagem que esteja de alguma forma atrelado com a sua empresa.
Você com certeza se lembra de certas empresas ao ver algum elemento desses 3 grupos (o símbolo da Volkswagen, a cor roxa do Nubank ou a Lu, mascote do Magazine Luiza).

Qual a diferença entre Identidade Visual e Branding?

O Branding é o processo de criação, desenvolvimento e divulgação de uma marca, indo muito além do campo visual: como a instituição se portará no mercado, o tom de voz que ela terá com o seu público e o conteúdo que ela veiculará em suas redes sociais.

Já a Identidade Visual está relacionada com a aparência da marca, utilizando uma combinação de sinais verbais e não-verbais, fazendo com que a sua empresa seja memorizada pelas pessoas rapidamente.

Por mais que sejam diferentes, ambos os elementos fazem parte do que a marca é e como ela será vista pelo seu público, tanto gráfica, tanto em como ela conversa com os usuários. Por isso, é importante que ambos “conversem” entre si. Imagine fazer uma Identidade Visual pautada na modernidade, porém, realiza publicações muito sérias, respondendo comentários de forma “seca” e bastante formal. Não combina, né?

Qual a importância da Identidade Visual para o seu negócio?

É por meio da Identidade Visual que a sua empresa fará o primeiro contato com os seus clientes. Caso ele se dê de forma positivamente marcante, fará com que ele se lembre de você posteriormente e busque mais informações sobre a sua instituição.

Ao combinar com uma boa estratégia de marketing digital, atendimento ao consumidor e o oferecimento de um produto/serviço de qualidade, esse usuário se tornará um lead e futuro cliente, que divulgará a sua marca para mais indivíduos.

A Identidade Visual também servirá como guia interno e externo da sua empresa, já que será preciso seguir esse padrão em sua estratégia de marketing e também no próprio produto/serviço que será comercializado.

Dicas para fazer uma boa Identidade Visual:

Agora que você entendeu o que é a Identidade Visual, confira algumas dicas de como produzir uma imagem marcante para a sua empresa e dar uma boa impressão para seus futuros consumidores:

Crie um logotipo flexível e duradouro:

Lembre-se que você quer que as pessoas sempre se lembrem da sua empresa, e ao trocar a logotipo várias vezes, fará com que os indivíduos não consigam assimilar o seu negócio visualmente. Ao criar a sua logo, faça de uma maneira que ela possa ser utilizada em diferentes cores, fundos, mas sem prender os seus elementos principais, para que ela se torne sempre única e marcante.

Crie uma Identidade Visual baseada no seu público-alvo:

Você já deve ter reparado que marcas do ramo alimentício como IFood, McDonald’s e coca-cola apostam em tons vermelhos para o seu logotipo. Você sabe o porquê disso? Cores como amarelo, laranja e vermelho estimulam a fome, esta que é justamente a “dor” de uma pessoa que procura uma dessas empresas.

Pesquise o seu público, veja quais cores, fontes e frases conversam melhor com ele. Se possível, faça testes em suas redes sociais e escolha a que tiver maior engajamento para ser a cor ou logotipo oficial da sua instituição.

Seja simples:

Criar um logotipo elaborado, cheio de detalhes pode trazer um resultado bastante bonito em um primeiro momento, porém, na prática fará com que o seu público fique confuso e não consiga entender a mensagem que está sendo passada com a sua marca. Agora que você entendeu o que é uma identidade visual, a sua importância e recebeu algumas dicas do que considerar ao criá-la, você fará com que a sua empresa seja facilmente memorizada pelo seu público, o que posteriormente lhe dará muitos leads e clientes.

Não copie:

Algumas pequenas empresas se apropriam de fontes ou mascotes de terceiros sem licenciamento para incorporarem na sua imagem pessoal. Além de ser ilegal, isso não fará com que as pessoas se lembrem do seu negócio, mas continuem se lembrando dos seus donos originais.

Contrate um profissional:

Investir em uma agência ou profissional para realizar a Identidade Visual da sua empresa não é gasto, mas sim um investimento, já que esse será um dos pilares para a consolidação da sua marca no mercado.

Falando em imagem, como a sua empresa está utilizando o Instagram, a principal rede social visual da atualidade? Confira neste outro post qual a melhor forma de utilizá-lo para melhorar o alcance e conversão da sua imagem.

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