Google AdWords – O que é, como funciona?

Publicado em: 27 julho 2019 - Categoria: Marketing Digital

Uma estratégia de marketing digital não vive apenas da produção de conteúdo e busca orgânica de leads. Também é possível utilizar ferramentas para otimizar os textos escritos, um investimento que poderá gerar bons frutos no longo prazo.

Um desses investimentos é o Google AdWords, muito importante para o sucesso da sua estratégia de marketing. Nesse texto, você entenderá o que é o AdWords, como ele funciona e quais os seus benefícios para a sua empresa no meio digital.

O que é o Google AdWords?

O Google AdWords foi desenvolvido pela própria Google, e é uma forma de fazer com que as suas publicações e site possam ser vistos por mais pessoas em menos tempo, aumento assim as chances de elas acessarem a sua “casa” online, se tornarem leads e começarem a comprar seus produtos/serviços.

Principalmente em sites recentes, é muito difícil fazer com que a sua página ou blog “estourem” em visualizações, já que podem existir publicações parecidas com a sua de locais com mais tempo de existência e com relevância maior.

Então para que você consiga alcançar mais pessoas, o Google permite que você pague um certo valor (o qual explicaremos posteriormente como ele é calculado) para que o seu artigo ou site apareça como uma propaganda, fixada em diferentes locais na internet.

Além disso, o Google AdWords ainda conta com mais uma função: com um pequeno investimento, essa ferramenta também pode lhe dizer qual palavra-chave, de acordo com o seu nicho de atuação, poderá ranquear melhor de forma orgânica no Google.

Essa então será a sua deixa para produzir um conteúdo de qualidade e assumir as primeiras posições do maior mecanismo de pesquisas do mundo também de forma orgânica!

E engana-se quem pensa que apenas empresas que vendem produtos e serviços online precisam do Google AdWords: muitos pacientes podem pesquisar sobre clínicas em sua região, e se o site da sua empresa estiver em destaque, elas provavelmente considerarão fazer uma visita.

Como o Google AdWords funciona?

Utilizar o Google AdWords é bastante simples: primeiramente você deverá definir quais propagandas você quer para o seu site. Abaixo, você verá algumas das opções definidas pelo Google e que você já poderá definir quais as mais interessantes para o seu negócio.

Anúncios nas redes de pesquisa

Esse é o modelo “básico” de propaganda, no qual o link do seu site ou blog post ficará fixo nos resultados de pesquisa para determinada palavra-chave. O anunciante só pagará pelo anúncio quando alguém clicar na propaganda para acessar o seu site.

Anúncios em redes de display

Você já reparou que ao acessar determinados blogs, aparecem algumas propagandas na parte de cima, barra lateral ou no meio do texto? Essa é a chamada rede de display, que consegue alcançar cerca de 90% dos usuários de internet em todo o mundo.

Esse tipo de anúncio é feito comumente de forma visual, e conta com diversas subcategorias, a depender de quais locais serão veiculados a sua “peça publicitária” (G-mail, aplicativos, dentro de sites e blogs, entre outras).

Anúncios no Youtube

Aqueles comerciais que aparecem no começo e no meio de vídeos no Youtube também são veiculados por conta do Google Ads. Assim como os anúncios da rede de pesquisa, o anunciante só pagará conforme a quantidade de pessoas que interagirem em sua propaganda e assistirem no mínimo 30 segundos da sua propaganda.

Como são definidos os valores de propaganda no Google Ads?

Algumas propagandas, como falado anteriormente, têm seu valor calculado a depender da quantidade de pessoas que interagirem com o seu anúncio. Além disso, é pago um valor único e fixo de R$ 20,00, que é a taxa de criação da conta.

Quem define quanto será gasto no mês será você. Caso tenha definido um orçamento de R$ 100,00 por mês para o Google AdWords, ele só veiculará os anúncios até esse valor total. Porém, isso não significa que o valor será divido igualmente todos os dias para todos os anúncios.

Existem variações, que são definidas de acordo com o volume de busca de certas palavras-chaves, além de existir o famoso leilão de anúncios: marcas dão um lance para determinada palavra-chave, e o Google escolhe quem ficará com ela, considerando alguns fatores do site (qualidade do conteúdo, relevância do site, entre outras características).

Aqui vai uma dica: faça uma pesquisa antes de pagar pelas palavras-chave. Escolha aquelas que tenham um valor moderado, mas que tenham um número bom de pesquisas mensais. Ferramentas como o Google Trends e o próprio Google AdWords podem lhe ajudar nessa busca.

Quais os benefícios do Google Adwords?

“Ok, entendi o que é o Google AdWords e como ele funciona, mas como essa ferramenta pode ser útil para mim e para a minha empresa?”. O principal motivo de começar a utilizar o AdWords em sua estratégia de marketing digital é que ele permite que a sua empresa seja vista e ganhe um espaço entre marcas já consolidadas no mercado e na internet.

Outra vantagem dessa ferramenta é o fato dela permitir que o seu site seja levado de forma específica para o público no qual você quer atingir. É possível limitar a visualização do seu anúncio para pessoas de determinada região ou que tenha certas profissões, por exemplo.

Trabalhar o SEO de um site ou artigo não é uma tarefa fácil: requer certo tempo até que os seus artigos sejam ranqueados em boas posições, além de que um bom texto demora para ser escrito. Colocar em prática uma estratégia de AdWords é mais fácil, visto que será necessário escolher quais postagens e onde divulga-las.

Assim, entendo o que é o Google AdWords, como ele funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para a sua estratégia de marketing, você conseguirá melhores resultados para a sua empresa em menos tempo, fazendo com que o seu site seja visto por usuários que atendem à sua persona e podem se tornar futuros clientes.

Você sabe como uma estratégia de marketing pode influenciar a relação da sua marca com os seus pacientes? Temos um post em nosso blog no qual explicamos como isso acontece. Para Ler, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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