Gatilhos mentais: saiba como utilizá-los a favor das suas vendas

Publicado em: 28 janeiro 2020 - Categoria: Sem categoria

Você sabe o que são gatilhos mentais? São aquelas frases e palavras de efeito, dados e informações que convertem a inércia em ação – de compra, é claro. A Psicologia é capaz de explicar como interpretamos determinadas informações e reagimos às mesmas. Por isso, ao inserir gatilhos de forma assertiva, procure ativar sentimentos positivos como motivação, entusiasmo, conforto, exclusividade, satisfação e bem-estar. Desta forma, você desperta o desejo do público, levando-o a agir de forma mais imediata. Confira os principais gatilhos e se prepare para impulsionar seu negócio. 

Reciprocidade. Para engajar com seu público não apenas a curto prazo, mas também a médio e longo, fazendo com que sua marca seja sempre bem vista e lembrada, invista nos gatilhos da reciprocidade. Ou seja, ofereça brindes gratuitos (pode ser um presentinho extra na primeira compra ou o primeiro vídeo de uma aula como amostra grátis, por exemplo) e conteúdos gratuitos, não apenas por meio de blog posts, mas também por ebooks e vídeos. Acredite: esse tipo de investimento certamente te trará retornos. 

Escassez. O ser humano tende a dar mais valor a alguma coisa ou pessoa quando a perde. Ou quando nunca a teve. Por isso, o gatilho mental da escassez como “vagas limitadas” e “últimas unidades” são tão eficientes para quem quer vender imediatamente.

Urgência. Infelizmente, o ato de procrastinar é um comportamento mais frequente do que deveria ser, o que se estende entre os potenciais clientes que, por sua vez, acabam enrolando para comprar algo até desistir. Felizmente, o gatilho da urgência, bem semelhante ao da escassez, é capaz de virar esse jogo em tempo hábil. Frases como “última chance”, “últimos dias” e “agora” são altamente eficazes, principalmente quando se trata de uma promoção ou oferta temporária ou sobre um produto que realmente está prestes a se esgotar por seu grande sucesso ou pelo fato de pertencer a uma edição limitada. 

Prova social. Depoimentos favoráveis ao seu negócio, sejam de outros profissionais do ramo e de clientes, funcionam como excelentes gatilhos mentais de prova social. Afinal, quem ainda não conhece seu negócio e está acessando seu site ou redes sociais, ao se deparar com os depoimentos, terá uma percepção positiva ao constatar a aprovação de outras pessoas. Melhor ainda é quando a prova social é realizada por celebridades. Outros bons exemplos de provas sociais são informar quantas unidades do seu produto já foram vendidas ou demonstrar gratidão quando seu perfil no Instagram atinge uma quantidade expressiva de seguidores.

Novidade. Atire a primeira pedra quem não gosta de uma novidade. Por isso mesmo, essa característica deve ser trabalhada por meio de gatilhos – a própria palavra “novidade” já é bem impactante e sinaliza que o seu negócio não parou no tempo, antes o contrário: está em evolução e busca a atualização. O uso do gatilho da novidade não precisa ser usado somente quando algo realmente grandioso acontecer. Uma ligeira mudança no seu produto ou serviço já é suficiente, assim como novos serviços e produtos também sejam muito bem-vindos para quebrar a monotonia. Mudanças na gestão de marketing digital e na identidade visual, assim como novos conteúdos (blog posts, ebooks e vídeos) também são dignos de gatilhos como “aguarde novidades” e “em breve”. 

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