Fluxo de nutrição de clientes: entenda como ele pode aumentar a prospecção de clientes para o seu negócio

Publicado em: 11 setembro 2019 - Categoria: Gestão e Negócios

Se a sua empresa ou marca está na internet em busca de novos clientes, você provavelmente já usa uma série de estratégias para captar mais pessoas para consumir seu produto ou serviço. Certo? Agora, o que muitas pessoas não costumam dar a devida importância é para o fluxo de nutrição de pacientes, você já ouviu falar?

Hoje, neste texto, você vai conhecer o que é o fluxo de nutrição de clientes, entender porque ele é importante, como um bom fluxo de pacientes vai aumentar sua lista de contatos e como é possível fazer um bom fluxo, que com a frequência correta, irá alavancar suas vendas.

Oi, pode me passar seu contato?

Se você vive na internet, provavelmente já viu algum site ou landing page que pede para o visitante deixar seu e-mail, certo? Essa é a forma mais simples e fácil de captar o famoso Lead, que nada mais é do que a lista de possíveis compradores do seu serviço ou produto. É através do Lead que você vai conhecer seu público, para gerar conteúdo para enviar para ele através do contato que ele deixou.

A partir daí, é o momento de mandar uma sequência de e-mails que vão construir uma relação, afetiva mesmo entre você a persona, isso mesmo, aquele público que você quer que conheça seu público.

Aqui, entramos com uma outra velha estratégia de Inbound Marketing, com um conteúdo bem feito, e produzido especialmente pra seu público, para que ele tenha interesse em consumi-lo, e assim, estar sempre abrindo seus e-mails e não jogando na lixeira ou deixando que entre em spam.

Mar para fazer isso é importante investir em uma boa pesquisa, para que seu público leia e consuma esse conteúdo ele PRECISA ser interessante para ele, certo? De que adianta mandarr um texto sobre como começar a montar seu primeiro enxoval para uma monte de mulheres que já são mães e estão cansadas de saber disso? Ou pior, mandar um guia de receitas de churrasco para os veganos? Desperdício total de tempo, dinheiro, estratégia e ainda vai queimar o filme do seu negócio.

É importante analisar absolutamente tudo, a linguagem que seu público usa, seus gostos, o que deseja… Enfim, tudo que for possível para desenvolver um conteúdo relevante e que faça com que o seu cliente crie essa relação sabe? De já aguardar pelo conteúdo que vai ser enviado para ele. Se você conseguir essa fidelidade, é a garantia do sucesso da sua estratégia.

Um fluxo de nutrição de clientes vai gerar resultado rápido?

Bom, essa é a maior frustração de alguns clientes dos marqueteiros, pois o sonho de toda empresa é um resultado rápido. Porém, ele não chega de um dia para o outro, ao contrário, clientes que chegam ao seu negócio através dessa estratégia são os mais demorados, já que estão no início do funil de venda, lá em cima. Essas pessoas não tem intenção nenhuma de comprar nada, muitas vezes, nem sabem que tem um “problema” a ser resolvido com uma compra. Na verdade, cabe a você implantar essa pulguinha atrás da orelha do seu cliente, e a partir daí, ele vai considerar as possibilidades e tudo mais.

Mas aí vem o questionamento, porque então fazer tudo isso e não ter uma garantia de compra? Simples, porque você está se tornando uma presença frequente na cabeça do seu cliente, isso mesmo, está criando uma relação com ele, assim, quando ele precisar de algum serviço ou produto relacionado ao seu meio, a primeira marca que ele lembrar é a sua.

Isso vale a pena?

Não tenha dúvidas que sim, essa é uma forma de ter uma relação de afeto com seu cliente. Além do mais, não comprar, não significa que aquela pessoa não vai te indicar para um amigo. Isso mesmo, imagine que você criou uma relação com seu cliente graças ao fluxo de nutrição de clientes, e aquela pessoa que sempre abre seus e-mails e lê seu conteúdo não contrata seu serviço, mas indica para um amigo, tendo a certeza de que está em boas mãos, você acha que aquela pessoa não vai confiar no que o conhecido disse? Claro que sim, não existe propaganda melhor do que o boca a boca.

Como fazer esse fluxo?

É muito importante ter a garantia de que seu conteúdo é relevante para o seu público, para ter essa certeza o recomendado é conhecer bem o seu leitor e assim, conhecendo o que ele deseja, quais são suas necessidades e desejos, você passa a fazer aquilo que ele precisa.

Caso o seu serviço não seja o marketing digital, o ideal é que você procure um empresa especializada no assunto para realizar esse trabalho para você. Isso porque será papel dessa empresa desenvolver toda uma estratégia para que o uso desse fluxo de nutrição de clientes de uma forma personalizada para seu negócio.

Isso é fundamental pois cada empresa tem uma característica, logo, seus clientes também, e não dá para fazer o mesmo formato desse envio de e-mails para grupos distintos. Por exemplo, clientes de uma de medicina do esporte tem o perfil completamente diferente de pacientes de um consultório ginecológico. Isso interfere até na frequência que ambos entram em sua caixa de e-mails, quantas vezes por semana eles irão ter tempo para ler aquele conteúdo, enfim, as variantes são diversas.

Por isso é interessante encontrar uma empresa especializada neste trabalho, eles vai analisar o seu perfil, o do seu cliente, entender quais são as necessidades dele e a partir daí desenvolver uma estratégia especialmente para você.

Nessa análise uma equipe profissional vai identificar outras estratégias digitais que trarão também excelentes resultados. Afinal, com uma estratégia mais completa é possível ter um resultado mais eficiente.

É caro desenvolver um fluxo de clientes?

O disparo de e-mails é uma das estratégias mais simples e baratas, o investimento é razoável e o retorno é muito significativo. Acredite, por mais que muitas pessoas deixam de lado esse recurso, um bom fluxo de clientes através do disparos de e-mail pode te render excelentes vendas, pode acreditar. 

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