É o momento de investir em identidade visual?

Publicado em: 08 setembro 2019 - Categoria: Design

Se você é dono de empresa ou administrador de uma organização sabe o quanto é difícil pensar em boas estratégias para fazer um marketing assertivo, principalmente no ambiente digital. Para ter um branding que funcione é necessário aplicar um conjunto de estratégias e ações. Uma delas é investir na identidade visual. 

Na publicação de hoje você vai aprender o conceito de identidade visual, sua história, a importância de implementar em seu negócio e o principal, quando fazer isso.

 

O que é identidade visual?

 

Para ficar claro o que é identidade visual, é interessante entender o que ela representa. Todo ser humano tem a própria identidade visual, sim, acredite. Cada um tem um conjunto de características – físicas ou de personalidade – distintas que compõem a identidade visual. Na hora de comprar uma roupa, por exemplo, a escolha de cada um é baseada em seus gostos pessoais. Essas preferências são as responsáveis por formar aquela imagem que é transmitida para o mundo. Funciona da mesma forma com a sua empresa.

A identidade visual é a responsável por mostrar aos clientes, parceiros, colaboradores e investidores qual é a imagem do seu negócio e o que ela realmente representa. Mas você deve estar pensando: “mas é possível passar tudo isso através de um desenho de logo e uma cor?” Mas lembre-se, identidade visual é muito mais que simplesmente uma cor e uma imagem. A identidade visual consegue passar sensações para seu cliente, provocando um certo relacionamento com o comprador. Quando o profissional começa a trabalhar em um projeto de identidade visual ele faz uma análise completa da empresa, montando o famoso briefing, e a partir daí começa a busca da identidade visual perfeita.

No briefing encontramos todas as informações relevantes sobre a empresa, tipo de negócio, ramo de atuação, objetivos, necessidades a serem supridas e até mesmo exemplos de concorrentes. Além de tudo isso, é através do briefing que temos, obviamente, o gosto dos responsáveis pela instituição. Com tudo isso em mãos, o designer ou equipe responsável pela identidade visual da sua empresa começa a trabalhar no projeto, aliando tudo isso com as técnicas e conhecimentos da área para desenvolver algo personalizado e eficiente.

 

Por que devo investir em identidade visual?

 

Acredite, muita gente pensa que o investimento no desenvolvimento de uma identidade visual impactante e assertiva não seja necessária. Muitos alegam que tudo isso é perda de tempo e de dinheiro, se você é um desses, veja alguns do motivos que essa opinião é equivocada, afinal, uma identidade visual eficiente consegue:

  •         Formar uma marca forte e consolidada no mercado;
  •         Faz surgir uma conexão emocional com o público que consome seu produto;
  •         Capta e retém a atenção do público;
  •         Ajuda o público a memorizar sua marca, provocando uma fácil identificação;
  •         Faz com que o público sinta credibilidade e profissionalismo;
  •         Provoca uma boa impressão, principalmente “a primeira vista”;
  •         Provoca uma influência na decisão de compra;
  •         Deixa seu produto ou serviço com um diferencial, ajudando a fidelizar o cliente;
  •         Forma um padrão visual coerente;
  •         Evita o desperdício de dinheiro que acontece quando é necessário realizar um redesign precoce.

 

Quando eu devo investir em uma identidade visual?

 

Está convencido de que investir em identidade visual é importante? Ótimo, porque a hora de aplicar tudo isso é essa, afinal, sempre é um bom momento para mudar a sua identidade visual. Mas para definir uma identidade correta e que obtenha os resultados que você deseja, é importante analisar sua empresa como um todo, ver em qual momento da vida ela está e a partir daí desenvolver algo interessante.

Trocar uma identidade visual não significa simplesmente mudar a cor ou a fonte das letras, mas sim analisar a real necessidade do seu público atual e a partir daí montar uma estratégia que vai fazer com que o objetivo seja alcançado.

Mas claro, para que tudo isso seja efetivo e que o retorno seja o que você deseja, é importante garantir que sua identidade visual seja produzida com qualidade, e os únicos que podem fazer isso, são os profissionais.

Lembra daquele tópico lá no começo desse texto, que fala que uma boa identidade visual garante o redesing? Esse é um dos tópicos mais importantes de ser analisados na hora de escolher quem vai produzir o seu material. Caso você escolha aquelas opções que são mais baratas ou que te entregam toda identidade rapidamente sem uma pesquisa mais detalhada no lugar do briefing, tenha certeza de que o gasto vai ser redobrado.

O que não faltam no mercado são empresas de marketing especializadas na construção de identidade visual. Uma agência boa e de credibilidade conta com profissionais que conseguem desenvolver uma identidade visual que vai mostrar ao mundo tudo aquilo que você deseja que ele saiba sobre sua empresa, com muita qualidade e responsabilidade.

Uma dica na hora de decidir quem vai criar sua identidade visual é pesquisar, não apenas no site da empresa, mas também suas redes sociais, portfólio, se possível, perfil dos clientes atendidos por eles, enfim… Tudo que você encontrar serve como referência na hora da escolha.

 

Troquei a identidade visual, e agora?

 

É importante saber que a identidade visual é apenas um pilar dos diversos para ter uma estratégia de branding (gestão de marca), traz sim um resultado significativo, com excelentes resultados. Porém, um branding bem feito, com um bom planejamento e que englobe todos os campos da empresa é a garantia de sucesso. Sabe quem pode ajudar a montar tudo isso? Isso mesmo, a própria empresa responsável pela construção da sua nova identidade visual.

Viu como é importante ter um profissional nessa construção? Se o branding for feito com a mesma empresa que produziu a identidade visual, o resultado é ainda mais eficiente, já que a equipe já tem um certo embasamento do que sua empresa realmente é.

 

 

 

 

 

 

 

 

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