Confira 5 estratégias de marketing na saúde para atrair e fidelizar pacientes

Publicado em: 17 fevereiro 2019 - Categoria: Sem categoria

Para ser destaque em meio a grande oferta de clínicas e consultórios, é preciso investir firme em inovação médica.

Com a popularização do uso da Internet, os pacientes têm buscado cada vez mais informações no meio digital antes de escolherem com qual profissional da saúde desejam marcar uma consulta ou iniciar um tratamento. Dessa forma, estratégias de marketing se tornaram muito importantes para a inovação do profissional, fazendo com que seja facilmente encontrado em meio a tantas ofertas.

Além disso, quando alguém vê que os serviços oferecidos foram utilizados e aprovados por outra pessoa, as chances de se tornar um novo consumidor são ainda maiores. Afinal, dificilmente um paciente vai querer agendar uma consulta com um médico mal avaliado ou com um grande número de críticas.

Mas, quais são as tendências de marketing para a área da saúde? Confira algumas dicas:

1- Personalize seus conteúdos:

Quando você vai a uma loja ou compra um produto e é bem tratado, provavelmente, voltará ao local, não é mesmo!? As pessoas estão ficando mais exigentes em relação ao conteúdo e ao produto oferecido pelas empresas. Dessa forma, elas têm dado prioridade à um atendimento que satisfaça as suas necessidades ao mesmo tempo em que respeite suas características únicas.

Por isso, é importante que cada material produzido tenha características próprias que considere quem está recebendo, ou seja, a estratégia de personalização de conteúdo busca segmentar e oferecer conteúdo de acordo com os interesses do público.

2- Produza vídeos:

Vídeos são de fácil consumo: muitas pessoas assistem vídeos enquanto fazem outra atividade ao mesmo tempo, ao contrário de textos, por exemplo, que precisam de maior atenção do leitor.

Uma pesquisa da Video Viewers identificou o Youtube como uma das mais importantes formas de consumo de vídeo. Segundo a pesquisa, o consumo de vídeo na web cresceu cerca de 135% no período entre 2014 e 2018. Esse número se torna ainda mais expressivo quando comparado com o consumo da televisão, que só aumentou 13% no mesmo período de tempo.

Além do Youtube, os vídeos estão muito presentes em outras redes sociais populares como o Facebook e o Instagram através dos conhecidos stories ou mesmo na linha do tempo. O Instagram ainda possibilita postagens no IGTV, que oferece ao usuário a oportunidade de postar vídeos maiores que vão de 15 segundos até 10 minutos de duração.

No meio médico, os vídeos podem atrair muitos pacientes quando feitos de modo relevante para o público. Dedique-se a conteúdos informativos com títulos que despertem a curiosidade de quem busca sanar suas dúvidas.

3-Seja facilmente encontrado no Google:

A inovação médica vem também através da presença no Google. Sendo ele o site de buscas mais usado pelos usuários da web, é necessário ficar bem rankeado para que suas publicações apareçam com prioridade na plataforma. Algumas formas de aparecer como destaque no site são:

  • Google Meu Negócio: além de ser gratuita, a ferramenta mostra para o público, com facilidade, informações importantes, a exemplo do seu local de atendimento, como endereço, telefone e horário de funcionamento.
  •  Anúncios pagos: o Google Adwords permite que seu site esteja no topo da lista quando um paciente procura por informações ou por um especialista.
  • SEO (Search Engine Optimization): é um conjunto de estratégias que aumentam os acessos no seu site, blog ou página na web. Essa otimização melhora seu ranking orgânico, gerando autoridade e tráfego.

Para que quem visite seu site fique por muito tempo nele, é necessário apresentar conteúdo útil. Uma dica é criar um blog onde você mescle conteúdo científico e educativo, tirando dúvidas e dando dicas. É importante também possuir um calendário de postagens para que, assim, consiga fidelizar o leitor.

4- Invista em postagens no Instagram e Facebook:

Produzindo material interessante, o Instagram é uma ótima plataforma para atrair pessoas que não precisam de uma consulta no momento, mas que podem se tornar potenciais pacientes. Há algumas especialidades que conseguem ter um destaque maior, como: cirurgia plástica, pediatria, nutrologia, dermatologia e endocrinologia, já que essa rede é voltada para o uso de imagens.

Um dos grandes segredos para alavancar sua conta no aplicativo é usar hashtags. O Instagram permite utilizar até 30 hashtags, mas, tenha cuidado, o recomendável é entre 10 e 15. Outra dica é planejar bem os conteúdos, gerenciar seu perfil e fazer uso da automação para acelerar seu crescimento, já que ela permite agendar postagens, cadastrar mensagens automáticas e engajar o público.

Outra rede social muito utilizada é o Facebook. Além de tornar o compartilhamento de vídeos mais fácil, o Facebook pode fornecer grande destaque para o médico ou clínica. Com mais de 2 milhões de usuários pelo mundo, ele é o segundo lugar aonde as pessoas mais pesquisam por atendimento médico, perdendo apenas do Google.

Mas, é importante usar algumas técnicas para não ficar despercebido:

  • Apresente postagens sempre com textos bem escritos e, preferencialmente, acompanhando por imagens ou vídeos.
  • Invista na identidade visual, isso faz com que a estética das peças gráficas e dos vídeos sejam harmoniosas.
  • Direcione suas publicações para o público de seu interesse. A plataforma do Facebook permite que sejam feitos anúncios pagos aonde é possível tornar as postagens mais visíveis de acordo com a localização geográfica, sexo, cargo ou idade.

    5- Tenha um Whatsapp institucional:

O aplicativo do Whatsapp proporciona um contato mais próximo entre paciente e consultório. Ele pode ser realmente útil na hora de lembrar os pacientes de consultas agendadas e de datas importantes no tratamento, como a realização de exames, o que faz com que ele se fidelize ao seu atendimento. Além disso, o aplicativo pode ser útil para tirar algumas dúvidas específicas, que podem interferir diretamente na escolha de iniciar um tratamento.

Investir em marketing digital para saúde traz muitos benefícios ao médico, hospital ou clínica, pois aumenta a credibilidade diante da concorrência, melhora o relacionamento com o paciente, consolida a marca no mercado e, claro, gera mais lucros. Não deixe de investir nessa estratégia!

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