Conciliando a rotina de atendimentos com a gestão da clínica

Publicado em: 15 julho 2019 - Categoria: Gestão de clínicas

Os requisitos para um melhor atendimento do seu paciente e para uma eficaz gestão de sua clínica estão aumentando; tanto em espaços públicos como nos privados.

Você, profissional da área da saúde, precisa colocar mais energia na prestação de serviços aos seus clientes e aumentar a disposição a cada ano.

Isso, certamente, aumenta em muito o estresse em cada profissional do seu estabelecimento, colocando em jogo a saúde mental de seus pacientes ou até mesmo colocando em risco a carreira de seus funcionários também.

Você sabe como fazer uma boa gestão da sua clínica conciliando uma boa rotina de atendimento na mesma?

Fique tranquilo. Nós preparamos um artigo completo para você. Pronto para lhe tirar estas e todas as suas outras dúvidas.

5 Dicas para você melhorar a gestão da sua clínica

Defina metas

Quando você trabalha duro diariamente em sua clínica, tentando administrar tudo perfeitamente, mas acaba não vendo um benefício a curto e longo prazo, está na hora de você sentar e elaborar novas metas.

Isto auxiliará na diminuição drástica do trabalho improdutivo e da inércia no estabelecimento.

Para melhorar sua produtividade, defina metas em seu trabalho para o próximo mês ou no próximo trimestre, anote-as e discuta-as com algum funcionário de confiança para que ele possa compartilhar suas opiniões com você. 

Certifique-se de que vocês estão no mesmo caminho e com os pensamentos alinhados. Atenha-se aos seus objetivos, faça as alterações necessárias quando necessário.

Estabeleça prioridades

É compreensível que você não tenha ideia de como iniciar o seu dia útil. Tente fazer um cronograma consolidado e comece com as maiores prioridades do dia, para que elas tenham uma maior atenção e um maior zelo.

Verifique este cronograma com frequência, faça os ajustes necessários e dê total atenção às tarefas mais importantes. Você ficará surpreso com o quanto pode ser alcançado quando você adere à sua lista de tarefas diárias.

Peça ajuda se for necessário

Não assuma aquilo que você não possa fazer sozinho. Se houver ajuda adicional disponível, não hesite em usá-la. Às vezes você pode fazer as coisas mais rápido, melhor e mais facilmente com essa ajuda. 

Assistentes médicos, funcionários administrativos, assistentes e estagiários estão lá por uma razão, pedir ajuda quando necessário é de suma importância para você não concretizar tudo a sua volta. Faça a sua equipe sentir-se parte desta mudança.

Acompanhe e observe

Primeiro de tudo: passe algumas semanas acompanhando o fluxo de pacientes através da sua prática. 

Convém saber quantos pacientes você vê todos os dias, quanto tempo você gasta com cada paciente, quantos pacientes estão lá pela primeira vez e quais são os dias mais populares para as primeiras visitas. 

Faça ofertas de agendamento online

A maioria das práticas médicas que oferecem programação on-line vêem uma redução na mão-de-obra da equipe, tempo de espera do paciente e não comparecimento, de acordo com um estudo publicado no Journal of Medical Internet Research

Seus pacientes irão adorar a conveniência de marcar consultas on-line. Enquanto isso, sua equipe lhe agradecerá por gastar menos tempo em tarefas administrativas.

Use Tecnologia

Automatize tarefas demoradas, como lembretes de pacientes, receitas e pagamento de contas. 

Implemente um sistema de bate-papo para que todos em sua equipe possam se comunicar rapidamente. 

Fique de olho nas tecnologias emergentes que ajudam os médicos a prever não comparências e programar de maneira mais inteligente. 

Por último, certifique-se de treinar todos os membros da equipe em todas as novas tecnologias para garantir que as coisas corram bem.

Realize reuniões de equipe

Reúna-se com sua equipe todas as manhãs para discutir as necessidades dos pacientes que chegam naquele dia e criar um plano para gerenciar o tempo e os recursos. 

Nas reuniões subseqüentes, destaque os problemas de pacientes ocorridos e ofereça maneiras de evitar que esses problemas aconteçam novamente. 

Essas reuniões não precisam durar muito tempo – mesmo que seja apenas uma reunião rápida -, mas elas podem ajudar muito a evitar confusão e perda de tempo.

Envie formulários de admissão antes de compromissos

Esperar até que os pacientes cheguem para preenchê-los pode resultar em backups, especialmente quando os pacientes não chegam cedo. 

Envie os formulários de inscrição antecipadamente ou disponibilize-os em seu site. Dessa forma, sua equipe pode verificar a cobertura de seguro e formulários do paciente antes mesmo de entrar pela porta.

Agora você já sabe como conciliar a rotina de atendimentos na sua clínica com uma melhor gestão da mesma.

No começo, pode parecer um pouco trabalhoso, mas os benefícios que virão a seguir, lhe mostrarão um resultado muito satisfatório, tanto a curto prazo, como a longo prazo.

Deixe que os especialistas da Onex Soluções lhe auxilie a melhorar a gestão da sua clínica! Nossos profissionais são os mais qualificados na área de marketing médico do Brasil e estão prontos para atendê-lo da melhor forma.

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Nós da Onex Soluções agradecemos a sua visita. Até a próxima!

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