Como o e-mail marketing pode te ajudar no relacionamento com os pacientes

Publicado em: 02 maio 2019 - Categoria: Gestão de clínicas

Se relacionar com seus pacientes nem sempre é uma tarefa fácil e o e-mail marketing pode te ajudar nessa tarefa. Entender como essa ferramenta funciona e utilizando as melhores estratégias para sua persona, essa se torna uma poderosa ferramenta para a prospecção e a conservação de clientes para o seu consultório.

Quer saber mais sobre como o e-mail marketing funciona e como ele pode te ajudar? Nesse caso, esse conteúdo é para você.

O que é o e-mail marketing?

E-mail marketing é uma forma de comunicação de uma empresa ou, no caso, consultório, com seus pacientes por meio do e-mail.

O e-mail é a forma mais previsível e segura de abordar o seu público. Ele pode ser utilizado de diversas formas dependendo do seu ramo de atuação e do que tem a oferecer.

Ao contrário do que muitos podem pensar, uma estratégia de e-mail não precisa ser necessariamente voltada para a venda de um produto ou serviço. O e-mail marketing te ajuda de diferentes formas, inclusive a criar e manter um relacionamento com seus pacientes. Essa ferramenta ajuda a manter a comunicação e a enviar conteúdo de uma forma prática e econômica para pessoas interessadas no seu serviço. Essa troca de informações não precisa estar relacionada apenas com a venda, mas pode estabelecer uma relação de confiança que faça com que essas pessoas te escolham quando precisarem.

Além disso, essa é uma forma “barata” de se relacionar com seus pacientes. Afinal, para colocar em prática, você precisa, basicamente, do endereço de e-mail de cada um, economizando com papel e com impulsionamentos, por exemplo.

Como o e-mail marketing pode ajudar o relacionamento com seus pacientes?

O e-mail é, principalmente, uma forma de comunicação com os seus pacientes que substitui o papel e as cartas e pode te poupar tempo e investimentos. Se usado de maneira adequada, o e-mail marketing pode te ajudar no relacionamento com seus pacientes.

Os principais benefícios dessa forma de marketing são o baixo investimento inicial e o alto retorno, sendo possível mensurar os resultados de maneira simples e rápida por meio da própria plataforma a ser utilizada. Ainda é possível, por exemplo, saber se a pessoa leu ou não a mensagem recebida.

Incluindo o e-mail marketing nas suas estratégias você melhora o seu relacionamento com seus pacientes, ajuda a educá-los e também passa a ser visto como uma autoridade sobre a sua área de atuação.

Entregar conteúdo relevante para seus pacientes por meio do e-mail ou mesmo das redes sociais faz com que seus pacientes se sintam mais próximos de você, ou seja, torna-te “acessível” por meio daquele canal. A partir disso, torna-se mais fácil conquistar e manter seus pacientes.

Por meio dele, também você pode passar informações relevantes aos seus pacientes, demonstrando o seu conhecimento sobre aquele tema e demonstrando a sua preocupação e a vontade de ajudar aquelas pessoas, aumentando a confiança delas em você como médico e como pessoa.

No corpo do e-mail, além de escrever uma mensagem específica e apelativa para reforçar o que você tem a dizer, também é possível reverter os leitores para as redes sociais, para o site institucional ou para um blog onde o assunto será tratado de forma específica, por exemplo. Existem diversas formas de se utilizar essa ferramenta.

O e-mail marketing te aproxima de seus pacientes, melhora o seu relacionamento com eles e é uma excelente forma de aumentar sua autoridade na área. Quer conhecer as diferentes formas que ele pode ajudar? Então, continue lendo!

As formas de atuação do e-mail marketing no consultório:

Existem diversas formas de se utilizar o e-mail marketing numa clínica médica. Para manter o relacionamento com os seus pacientes atuais, é possível utilizar os e-mails para acrescentar informações após a consulta, como: reforçar as recomendações passadas na consulta, enviar dicas de alimentação ou cuidados para complementar o tratamento e coisas a se evitar.

Também é possível enviar conteúdo específico e relevante para o perfil do seu paciente, sobre possíveis tratamentos, informações referentes à condição de cada um, exames recomendados a cada um, ente outros. Atualizações no blog e novidades no consultório também podem ser avisadas por e-mail. Ocasiões especiais como datas comemorativas e aniversários são outros exemplos de formas de se utilizar o e-mail marketing para melhorar o relacionamento com seus pacientes, pois faz com que eles se sintam lembrados e especiais. Ainda, esse canal também é muito utilizado como lembrete de consultas, exames e da necessidade de agendamento.

Além disso, tanto para seus pacientes quanto para aqueles interessados em saber mais sobre seu conteúdo e suas especialidades, é interessante enviar conteúdo relevante que possa lhe ser interessante, os ajudando a entender melhor sobre aquele assunto e melhorando a confiança deles na sua especialidade.

O que fazer para integrar o e-mail na sua estratégia de marketing?

Começar a usar o e-mail marketing, assim como qualquer outra estratégia, requer um planejamento básico sobre quem é o sua persona, quais as suas principais características e necessidades e qual a melhor forma de abordá-los.

Também é preciso ter o contato dos seus pacientes e uma forma de prospecção de novos pacientes em potencial. Para isso, é importante manter o cadastro da sua clínica atualizado com os dados de cada um e também buscar uma nova forma de obter acesso ao contato de outras pessoas interessadas no serviço que você tem a oferecer.

Uma forma de fazer essa prospecção é por meio de outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Whatsapp e de um site pessoal, onde deverá ter uma área para a pessoa se inscrever em uma newsletter, por exemplo. Uma estratégia de marketing eficaz integra os diferentes locais onde seu cliente se encontra e sempre busca oferecer conteúdo relevante e específico para cada um de seus pacientes. A partir disso, o e-mail marketing pode te ajudar a se relacionar melhor e a prospectar e conquistar novos pacientes.

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