Como implementar e por onde começar uma estratégia de marketing digital?

Publicado em: 20 agosto 2019 - Categoria: Inovação

Não basta apenas saber o que é o marketing digital e quais são os principais benefícios. É preciso começar a planejar e implementar, de fato, uma estratégia para atrair mais consumidores (e consequentemente, vendas) para o seu negócio.

Neste texto, apresentamos um passo a passo sobre como implementar uma estratégia de marketing de sucesso no seu negócio. Caso você ainda não conheça ou tenha dúvidas se é valido começar a investir nessa área, confira outro blog post no qual explicamos o que é o marketing voltado para a internet.

Defina seus objetivos:

Começar uma estratégia de marketing sem definir quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo é um erro gravíssimo: ao fazer isso, você gasta tempo, dinheiro e criatividade em algo que não irá lhe trazer retorno.

O que você espera receber com uma estratégia de marketing: mais tráfego para o seu site? Mais vendas? Se tornar uma autoridade em seu ramo de atuação? Comece definindo o seu objetivo principal e, em seguida, algumas metas a curto e médio prazo para que você possa testar se suas estratégias estão no caminho certo.

Esse acompanhamento pode ser feito por meio dos KPIs, que são indicadores que mostram como está o desempenho de uma campanha; uma imagem nas redes sociais ou um blog post. Alguns dos principais KPIs são:

  • Taxa de conversão (Total de vendas / Total de visitas no site);
  • Ticket médio (Total em receita / Total em vendas);
  • Taxa de engajamento (Total de usuários que interagiram com a página, foto ou artigo / Total de visitantes no período);
  • Taxa de influência (total de postagens retuitadas ou curtidas / Total de publicações publicadas).

Conheça o seu público-alvo e suas personas:

Outro passo muito importante para que a sua estratégia de marketing digital dê certo é delimitar bem o seu público-alvo, afinal, ao engajar com a sua marca, seus membros podem ser tornar fãs, clientes e divulgadores. O conceito de público-alvo é mais genérico e tende a abordar um grupo de pessoas que estão dentro da mesma faixa etária e que possuem o mesmo estado civil, grau de escolaridade, renda e hábitos.

Por sua vez, o conceito de persona é mais específico. Trata-se de um perfil semifictício de uma pessoa que compraria o seu produto/serviço, uma vez que possui necessidades bem específicas que a sua empresa é capaz de atender. É possível fazer esse personagem por meio de informações coletadas nas redes sociais ou de pessoas que já são seus clientes.

Além disso, é importante ficar de olho nas tendências: uma novidade lançada pelo concorrente e/ou até mesmo uma mudança dentro da sua área de atuação pode impactar na decisão de compra do seu potencial cliente.

Defina qual estratégia surtirá o melhor efeito:

A área de marketing é bastante ampla: existe uma variedade de estratégias, redes sociais, tons de vozes e abordagens que podem ser usadas para que novas pessoas conheçam a sua empresa. Entretanto, “atirar para todos lados” não é o ideal.

Prefira investir nas redes sociais nas quais o seu público esteja presente e crie um tom de voz condizente com a sua marca e com as características dos seus clientes, atuais e futuros. Essas informações serão encontradas durante a formulação da suas personas.

É válido testar diferentes estratégias que façam mais sentido para a sua empresa e para o seu público: afinal, é na prática que você entenderá o que pode dar certo e o que não é viável para atrair novos clientes e manter os atuais.

A seguir, confira algumas das estratégias de marketing mais utilizadas por instituições dos mais variados segmentos.

Marketing de conteúdo:

O marketing de conteúdo é uma estratégia pautada na produção de conteúdo de qualidade veiculado em seus sites, blogs e redes sociais. Para isso, são publicados textos e artigos com base nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e postados de forma periódica.

Assim, a empresa será encontrada mais facilmente por meio dos mecanismos de busca. Posteriormente, espera-se que o usuário seja educado pela empresa, se transforme em um lead e, em seguida, fisgado por uma abordagem de venda mais direta.

E-mail marketing:

Após a autorização do usuário, e-mails são disparados com conteúdo relevante, novidades da empresa e promoções. É importante tomar cuidado com a frequência com a qual os e-mails são enviados.

O mais importante nessa estratégia é que as mensagens (sobretudo os assuntos dos e-mails) sejam atrativas para a persona, fazendo com que ela abra e interaja com o conteúdo enviado. É possível ainda segmentar, ou seja, disparar determinados assuntos de e-mail de acordo com a persona.

Marketing de Performance:

As estratégias que apresentamos até agora podem ser feitas de forma gratuita (não é necessário pagar para que o seu artigo seja indexado no Google ou que um e-mail seja enviado). No entanto, a abordagem muda quando se trata do marketing de performance.

No marketing de performance, a empresa deverá investir uma certa quantia para que seus conteúdos tenham destaque no Google ou que seus anúncios sejam veiculados nas redes sociais, Youtube ou em outros sites.

Capacite sua equipe (ou terceirize):

Para que a sua estratégia de marketing digital dê certo, é necessário contar com uma equipe bem treinada e criativa. Caso você já tenha uma equipe interna, procure dar um treinamento direcionado e atualizado.

Muitas empresas acabam optando por contratar agências de marketing para executarem as estratégias. Atualmente já existem equipes especializadas em desenvolver ações focadas em nichos específicos. Com isso, é possível criar um conteúdo de qualidade por pessoas que entendem do assunto e para a persona certa.

Se atualize sempre:

Seguindo a linha do tópico anterior, ao iniciar o marketing na sua empresa é preciso se atualizar constantemente, seja conhecendo as tendências do mercado, da área ou até mesmo do seu próprio público. Para isso, procure sempre monitorar os resultando das suas campanhas e faça as alterações e testes necessários.

Executar uma boa estratégia de marketing pode ser demorado. No entanto, os resultados obtidos são mais consolidados e mais econômicos em comparação aos investimentos nos veículos mais tradicionais de comunicação.

E então, está pronto para começar a sua estratégia de marketing digital? Sua empresa terá mais presença online e entenderá cada vez mais  suas personas, além de economizar com publicidade e potencializar os lucros!

Quer saber mais sobre o que a sua empresa empresa ganha ao investir em marketing? Confira o blog post 7 benefícios do marketing para o seu negócio

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