Como as estratégias de Marketing influenciam a relação com os pacientes

Publicado em: 05 julho 2019 - Categoria: Gestão de clínicas

As estratégias de marketing são o ponto de partida para todo e qualquer investimento que você pense em fazer no mundo digital.

Seja nas redes sociais ou no seu site, seja na sua conta do Instagram ou até mesmo na sua página do Facebook. Você precisará manter uma boa relação com seus pacientes através dos mesmos.

Não é uma tarefa difícil, pois além de deixar seu cliente à par dos seus serviços e das novidades que sua clínica dispõe, há uma chance enorme de você conseguir atingir diversas pessoas que estão interessadas no seu serviço.

Mas você sabe como as estratégias de marketing influenciam diretamente na sua relação com os pacientes? Sabe como é possível minimizar os riscos e maximizar os seus resultados através destas mesmas relações?

Para lhe tirar estas e todas as suas outras dúvidas, nós a Onex Soluções preparamos um artigo completo para você! Confira mais um artigo feito para resolver todos os seus problemas:

Estratégia de Marketing: conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente e, saber como sanar todos os seus problemas, é o fator chave para você montar uma estratégia de marketing voltada para um determinado público.

Nem todo cliente é igual. Portanto, eles possuem necessidades e desejos diferentes — muitas vezes opostos uns aos outros.

Sua estratégia deve conter um estudo completo do público que você deseja atingir e como mostrar o seu serviço para eles da melhor forma possível através das ferramentas digitais.

Por exemplo: você tem um cliente chamado Antônio, 63 anos, possui um problema crônico na coluna e você tem o serviço ideal para minimizar as suas dores, fazendo o mesmo ter uma vida muito mais confortável.

Tendo isso mente, você precisa fazer com que o seu serviço chegue ao Antônio e às demais pessoas que sofrem do mesmo problema. 

Mas será que Antônio está nas redes sociais? Será que ele faz pesquisas constantes no Google procurando uma solução para as suas sucessivas dores?

É exatamente por isso que você precisa — antes de tudo — contratar uma agência especializada em marketing médico para lhe auxiliar na sua estratégia de marketing.

Este é um dos erros mais cometidos pela área médica e de empresários donos de clínicas. Por pensar que todo marketing é semelhante, acabam esquecendo de investir em uma agência especializada na área e que realmente entende do assunto.

A influência da estratégia na relação com pacientes:

Já citamos acima como você deve criar sua estratégia de marketing, segundo uma análise prévia do comportamento dos seus pacientes.

Agora, depois de ter elaborado toda uma estratégia e de investir nas ferramentas consideradas ideais para este fim, está na hora de descobrir como a mesma funciona na prática.

As opções de investimento e a estratégia utilizada darão o “tom” de como a sua relação com o seu cliente acontecerá.

Redes Sociais:

Se você optou por investir nas redes sociais (Instagram e Facebook, principalmente) é de suma importância que você sempre esteja à par das novas ferramentas inseridas em ambas as plataformas e que saiba como o seu cliente age dentro da mesma.

Por exemplo: o Facebook é uma rede social onde há o maior número de usuários no mundo. E, também, é a rede social que tem todas as faixas etárias interagindo 24 horas por dia.

É a rede social do Seu José de 73 anos, mas também é muito utilizada pelo Guilherme de 17. Se o seu público for tão amplo como este, você escolheu a rede social correta para investir.

Já o Instagram, é a rede social dos millennials (pessoas nascidas entre 1980-2000). 

Ele te entrega um público mais segmentado, onde sua estratégia de marketing deve estar totalmente voltada para imagens e vídeos — a rede social possui uma plataforma que dispõe de 80% da tela para imagens e vídeos.

Mas, por outro lado, possui um engajamento muito superior ao Facebook. Mas muito superior mesmo. 

A capacidade de interagir com o seu cliente — ou possível cliente (lead) — traz ao mesmo uma sensação de importância, concedendo a ele uma liberdade sem igual na hora de entrar em contato com a sua empresa e tirar todas as suas dúvidas.

Todas as dúvidas podem ser sanadas pelo direct — ferramenta utilizada no Instagram para troca de mensagens instantâneas.

Além de facilitar a comunicação entre cliente e empresa, melhorando a relação entre ambos e fortalecendo a sua marca, isto faz com que o cliente se sinta parte de todo o processo. O Instagram quebra a barreira existente entre ambas as partes.

Hoje em dia, com as facilidades propostas pelas ferramentas digitais, o seu cliente não precisa mais ir até a sua clínica, conhecer todos os procedimentos e os demais serviços em questão — muito menos ligar para marcar uma consulta.

Ele pode simplesmente acompanhar todo o processo através das redes sociais e tirar todas as suas dúvidas de acordo com a disponibilidade da clínica — aqui está algo muito importante: você não precisa necessariamente responder todas as dúvidas do seu cliente online. Às vezes, é de importante você marcar uma consulta para tirar algumas dúvidas de caráter urgente.

Lembre-se: o cliente, quando está nas redes sociais, deseja ter a maior quantidade de informações possível e quanto mais rápido for, melhor.

Sites:

A relação através dos sites são bem diferentes das relações das redes sociais. Elas se assemelham muito mais às relações antigas entre médico e paciente.

É praticamente impossível, de acordo com o comportamento atual, seus clientes abrirem diariamente o seu site e conferir as novidades — é muito mais fácil o seu concorrente fazer isto.

Por isso, procure utilizar o seu site para informar os seus clientes sobre procedimentos e para passar o maior número de informações possíveis sobre o seu serviço e sobre como eles podem entrar em contato com você.

Publicar artigos e matérias sobre um determinado serviço ou produto, é de suma importância para fazer com que o seu cliente sinta-se confiante em realizar aquele procedimento na sua clínica.

Mostrar expertise e um conhecimento elevado sobre estes assuntos é uma estratégia que você sempre deve levar em consideração.

Procure não investir somente no seu site. Invista nele, lógico. Até porque um site bem posicionado no Google aumenta muito as chances de você ter sucesso na sua estratégia de marketing digital

Neste artigo você aprendeu como as estratégias de marketing digital influenciam na sua relação com seus pacientes e como isto pode lhe trazer resultados muitos positivos.

Investir nas redes sociais é uma tarefa de suma importância para que sua marca tenha uma expansão exponencial e que sua empresa angarie novos clientes regularmente.

Para ter a melhor experiência possível e obter os melhores resultados para o seu Marketing Médico, contrate uma agência que tenha uma vasta experiência e seja completamente voltada para esta área.

Nós da Onex Soluções temos os profissionais mais qualificados, prontos para lhe entregar um serviço de excelência.

Entre em contato conosco através dos nossos meios de comunicação e venha conhecer pessoalmente as estratégias que a Onex Soluções tem para aumentar a visibilidade de sua marca e trazer mais clientes para o seu negócio.

A Onex Soluções agradece a sua visita! Até a próxima!

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