Como anunciar no Google

Publicado em: 11 agosto 2020 - Categoria: Sem categoria

O Google é uma importante ferramenta para atrair novos usuários, clientes e parcerias na internet. Uma ferramenta para conseguir mais resultados em menos tempo são com os anúncios do Google.

Neste texto, você entenderá as principais informações dos anúncios do Google, conhecendo melhor o que eles são, como eles funcionam, quais são os tipos de anúncios ofertados, quais os benefícios de anunciar no Google, dentre outros aspectos importantes.

O que são os anúncios do Google?

As primeiras páginas do Google são, geralmente, bastante recorridas pelos sites. Muitos domínios concorrem ao primeiro lugar no mecanismo de busca para determinados termos, já que a quantidade de cliques ganhos entre o primeiro, segundos e demais colocados na primeira página são gritantes.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Advanced Web Ranking, o site em primeiro lugar no ranking do Google recebe cerca de 34% dos cliques, enquanto que o segundo lugar consegue 19%, e o terceiro, 12% dos cliques.

Se uma página está bem ranqueada no site, pertence a um site relevante, está há um bom tempo on-line e ainda recebe atualizações constantes, é muito difícil que um conteúdo mais recente roube o seu lugar.

Por isso, muitas empresas acabam investido em anúncios pagos, já que essa é uma forma mais rápida de atingir as primeiras posições do Google. Afinal, você já deve ter visto aquelas páginas em destaque amarelo ao pesquisar por um termo no Google.

Quando você ver um resultado com essas características (além de um pequeno aviso de anúncio), saiba que aquele site investiu um valor para ter destaque naquela página, e assim, conseguir mais cliques para o seu domínio.

Mas, não pense que os anúncios são feitos apenas no site de buscas da Google: vídeos do Youtube, em aplicativos de celular baixados na Play Store e até mesmo dentro dos próprios sites também podem ter propagandas.

Qual a importância do Google Adwords?

Essa plataforma é a principal fonte de renda do Google: estima-se que mais de 90% da receita da empresa vem da plataforma de anúncios. Por isso, a empresa tem investido pesado em fornecer um serviço de qualidade e que agradem os anunciantes, para que eles possam continuar utilizando o Google Ads e trazer mais estabelecimentos.

Ela também é importante para os anunciantes, já que praticamente todos os públicos estão na internet, e essa é uma forma barata de anunciar os serviços oferecidos. Os anúncios feitos em mídias mais tradicionais, como televisão e rádio, uma propaganda curta pode ser bem cara e não atingir o resultado esperado.

Além disso, a Google é a principal detentora de grandes redes sociais e plataformas da internet, como o próprio maior buscador do mundo e a maior plataforma de vídeos do mundo, com isso, é possível veicular e divulgar em diferentes tipos de mídia de maneira centralizada.

Por isso, quem está começando no mercado ou já tem uma certa relevância, deve investir em publicidade paga para ter um retorno mais rápido e efetivo das suas campanhas de publicidade, além de ser uma forma de já se destacar nessa nova mídia.

Como eles funcionam?

O modo como os anúncios do Google funcionam para o anunciante pode variar conforme o tipo de anúncio a ser veiculado. No geral, é utilizado o AdWords, que é o site no qual são configurados e adquiridos os anúncios do Google.

Nele, é possível verificar quais são os diferentes tipos de anúncios oferecidos, além do valor a ser pago por eles. Geralmente, o anunciante paga por clique recebido. Ou seja, a cada clique que o seu anúncio tiver, ele deverá pagar uma pequena quantia.

Os pagamentos são feitos de maneira pré-paga, ou seja: o anunciante coloca um determinado valor em um anúncio, que para de ser anunciado quando esse valor é atingido, fazendo com que ele tenha que fazer um novo pagamento para que ele continue a funcionar.

De maneira prática: imagine que você pagou R$ 100,00 para fazer anúncios no Google para o termo “bala de hortelã” com CPC (Custo por clique) de R$ 1,00. Seu site ficará em destaque para as pessoas que pesquisarem por este termo, e a cada clique no seu site, será contabilizado 1 real do valor a ser pago. Ao chegar no limite de R$ 100,00, o anúncio parará de ser exibido.

Para que esses anúncios tenham o máximo de eficiência, você poderá escolher algumas informações além do tipo de anúncio, como a faixa etária dos usuários que verão essas propagandas, a região, dentre outras características.

Com você não mostrará o seu anúncio de maneira generalista, mais poderá fazer campanhas segmentadas que realmente trarão resultados para o seu negócio, já que atingirão as pessoas certas.

Com a plataforma do Google Ads, você terá informações em tempo real dessas campanhas, conseguindo realizar análises dos resultados obtidos e conseguir fazer mudanças que sejam realmente efetivas para as suas campanhas, bem como para todo o negócio.

Você também terá acesso a um serviço de suporte, que poderá tirar todas as suas dúvidas, além de auxiliar com problemas que podem ocorrer durante a utilização da plataforma, e assim, poder usufruir ao máximo da ferramenta

Quais os tipos de anúncios?

Mas quais tipos de anúncios posso utilizar para promover o meu blog, site ou marca? A Google oferece algumas opções de anúncios em suas principais plataformas, para que assim, elas possam alcançar o seu público em diferentes locais.

Anúncios no topo do mecanismo de busca

Esse é um dos tipos de anúncios mais clássicos, que aparecem no topo dos resultados das buscas do usuário por determinados termos. Os anunciantes podem escolher para quais palavras ou termos querem anunciar, além de verem o valor por cada clique recebido.

Também existiam anúncios na barra lateral dos resultados do Google, entretanto, para melhorar a experiência mobile, esses anúncios pararam de serem utilizados, tendo um maior foco nas propagandas da parte superior.

Você já deve ter percebido que, para alguns termos, aparecem mais de um anúncio nos primeiros resultados. Mas como será que plataforma escolher a ordem desses resultados? Bom, existem uma série de fatores que podem fazer com que seu site seja o primeiro patrocinado.

Alguns tópicos como o valor a ser pago para atingir a posição, a confiabilidade do site outros aspectos que fazem do seu site ser “o mais favorito” no Google nesse quesito, e assim, atingir as primeiras posições.

Anúncios na rede de display

Esse tipo de anúncio é o que aparece dentro de sites e blogs parceiros do Google. Você já deve ter visto algum deles enquanto acessava algum domínio na internet, em forma de quadrados e banner em alguns locais estratégicos das páginas.

Nesses casos, o pagamento continua sendo por clique, mas é preciso criar um banner que seja no tamanho do tipo de propaganda de display requerida, para que todas as informações importantes sejam vistas pelo usuário e ele tenha vontade de conhecer mais sobre o produto/serviço oferecido.

Esses anúncios não são exibidos em qualquer site: além do proprietário querer que esses anúncios sejam veiculados em seu domínio (fazendo com que ele também ganhe dinheiro), o conteúdo precisa estar de acordo com os serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

O próprio anunciante pode personalizar quais tipos de sites podem veicular seus anúncios, além de evitar com que eles sejam atrelados a sites de conteúdos impróprios ou com os quais ele não tenha interesse em se atrelar.

Anúncios no Youtube

A maior plataforma de streaming de vídeos da atualidade, e que pertence ao Google, também permite a veiculação de anúncios, sendo inclusive um dos locais preferidos dos anunciantes para fazerem o marketing dos seus produtos.

Dentro da plataforma, é possível divulgar a sua empresa com diferentes tipos de anúncios. Uma delas é com propagandas visuais/audiovisuais que podem ser puladas após os 5 segundos e que são colocadas no começo, meio ou final dos vídeos.

Também existe uma outra forma de anúncio bastante parecida com a anterior, mas nesse caso, o usuário não poderá pular a propaganda, tendo que assisti-la inteira para conseguir continuar visualizando o vídeo principal.

Ainda existe uma terceira maneira, que são com aqueles banners que ficam na parte inferior do vídeo. Elas são em texto ou com um pequeno banner, aparecendo enquanto o usuário visualiza o vídeo, podendo fechar a propaganda quando quiser.

Também é possível encontrar anúncios na barra lateral do vídeo, onde ficam outros conteúdos relacionados com o que o usuário está visualizando. Ele é feito de maneira gráfica e aparece apenas para quem está utilizando a plataforma por meio de um computador.

Outra forma de publicidade dentro do Youtube são com os cartões patrocinados. Alguns canais adicionam vídeos do seu canal ou de parceiros que podem ser interessantes para o usuário ou que foram mencionados durante o vídeo principal. Lá, também podem ser adicionadas propagandas que também fazem sentido com o assunto do vídeo em questão.

Anúncios de aplicativos

Esse tipo de anúncio é veiculado para quem utiliza aparelhos Androis e iOS para que essas pessoas possam conhecer e baixar o aplicativo da sua empresa. Como a maioria dos usuários tem utilizado seus aparelhos telemóveis para acessar a internet e redes sociais, é uma ideia interessante utilizar esse tipo de anúncio.

Eles são veiculados nos aplicativos baixados na Playstore, mas também podem ser vistos na própria rede de display, mecanismo de busca, Youtube e outras plataformas da Google que estejam sendo utilizadas por um aparelho celular.

Você poderá utilizar de elementos escritos, gráficos e audiovisuais para conseguir promover o seu aplicativo, e consequentemente, a sua empresa para bilhões de pessoas que utilizam os seus smartphones.

O ideal é fazer um “mix de anúncios”, investindo tanto em propagandas que possam ser veiculadas no desktop quanto em usuários de celular, para que assim, você consiga atingir seu público de diferentes lugares.

Anúncio do Google Shopping

O Google shopping é outra plataforma do Google voltada para e-commerces e vendas de produtos para os usuários, Lá também é um ótimo local para veicular anúncios, principalmente se o seu empreendimento oferece produtos, além de serviços.

Os produtos patrocinados são exibidos, tanto em texto, tanto em peça gráfica, na parte superior da página, tendo destaque com relação aos outros produtos disponibilizados, de acordo com a busca do usuário.

É interessante trabalhar bem as palavras-chaves desse tipo de anúncio, já que muito semelhante às plataformas de buscas convencional, no Google Shopping, os usuários buscam por termos específicos para verificar os produtos que estão à venda.

Além disso, é importante disponibilizar todos os detalhes importantes no anúncio, como uma boa foto do produto e um nome/descrição eu auxilie o leitor a saber as principais informações sobre aquele item e o porquê de comprá-lo

Quais os benefícios de anunciar no Google?

Mas será que vale mesmo a pena investir nos anúncios do Google Ads? Muitos gestores se perguntam se essas propagandas realmente dão resultado ou se é melhor partir para outras estratégias de divulgação. Entretanto, vamos mostrar alguns dos benefícios de ter sua empresa anunciada no Google.

Possibilidade de fazer análises precisas

Um dos grandes benefícios de investir no Google Ads é a possibilidade de conferir os resultados e impressões das suas campanhas. Você poderá não apenas definir um orçamento, mas também verificar quantos cliques os seus anúncios tiveram, quanto foi o gasto das campanhas, informações sobre as pessoas que clicaram, etc.

Isso auxilia bastante a conhecer melhor o seu público e os seus gostos, além de ter uma visão mais fidedigna dos anúncios em si, e então, fazer ajustes para ter melhores sucessos nas demais campanhas que realizar.

Você poderá fazer campanhas em diferentes plataformas, como propagandas no Youtube ou banners nos sites e comprar os resultados. Ao perceber que, em uma dessas mídias, o retorno foi fraco, você poderá investir mais pesado na que teve mais sucesso ou mudar alguns aspectos da campanha que não se saiu tão bem.

As informações coletadas poderão até mesmo serem utilizadas de maneira interna na empresa, para direcionar as campanhas de publicidade em outros locais ou até mesmo melhorar aspectos do seu próprio produto/serviço.

Flexibilidade

Como falamos no tópico sobre como funcionam os anúncios do Google, a plataforma oferece uma grande flexibilidade para as suas campanhas, permitindo com que você consiga direcionar essa publicidade para o público certo.

Por mais que seja interessante, em uma visão superficial, que o seu anúncio seja visto por toda internet, não são todas essas pessoas que realmente se interessarão pelo que a sua empresa oferece (além de ser uma estratégia bastante cara e com um retorno que não compensa esses gastos).

Por isso, é importante fazer com que os seus anúncios sejam vistos pelos usuários certos, que necessitam ou possam ter interesse de consumir o seu serviço/produto. Mesmo que seja um número menor de pessoas, elas contam com maio possibilidade de compra, além de ser uma estratégia mais barata e efetiva.

Além disso, também é possível utilizar as chamadas “extensões de anúncio”, em que é possível adicionar números de telefone, endereço, fotos dos produtos e outras informações que podem ajudar a convencer o usuário a saber mais sobre a sua marca.

Como anunciar no Google?

Para começar a veicular seus anúncios no Google é muito simples: primeiro acesse o site do Google Adwords e criar a sua conta na plataforma. É possível vincular sua conta de outros serviços do Google, como Gmail, para poupar a inserção de alguns dados.

Após isso, vá até a seção de “campanhas” e crie a sua primeira campanha de anúncios. Assim, aparecerá uma tela pedindo para que você escolha qual tipo de anúncio quer veicular, dentre as opções disponibilizadas pela plataforma.

Depois, é hora de escolhe qual será a meta da campanha, ou seja, qual o objetivo pretendido com a veiculação de determinado anúncio. Existem algumas opções que podem ser escolhidas, como:

  • Leads;
  • Vendas;
  • Consideração de produto e marca;
  • Tráfego para o site;
  • Alcance e reconhecimento da meta.

Escolher uma dessas opções fará com que o Adwords mostre configurações que ajudem a atingir melhores resultados para a campanha, entretanto, também é possível escolher a opção sem meta.

Então, será necessário escolher como você quer que seus usuários alcançarão essa meta, ou seja, qual ação eles terão que fazer para contabilizar com saldo positivo a sua campanha. A plataforma oferece algumas opções, e você poderá escolher mais de uma para o mesmo anúncio:

  • Ligações telefônicas;
  • Visitas ao site;
  • Download de aplicativo;
  • Visitas à loja física.

Após isso, clique no botão de continuar, para continuar o processo de configuração da sua campanha. Agora, você precisará definir um nome para a sua campanha, para que você possa identificá-la mais rapidamente.

Depois, é necessário segmentar o local em que os anúncios serão veiculados, além do idioma da campanha, já que é possível veicular anúncios em outros países, caso essa estratégia faça sentido para o seu negócio.

Também é preciso definir o orçamento diário, ou seja, quanto você quer gastar por dia naquele anúncio. Essa é uma parte muito importante, já que ao atingir o limite de cliques que foram pagos pelo orçamento diário, o anúncio deixará de ser exibido até o próximo dia.

É importante que você tenha em mente que esse valor por clique pode mudar diariamente, custando mais ou menos. Entretanto, ele não passará do máximo mensal, que é o valor médio diário multiplicado pelos dias presentes no mês.

Nessa etapa também deverá ser decidido o custo por lance, que é definido conforme a métrica escolhida pelo usuário, se é por clique, impressões, impressões visíveis, etc. Com isso, o Google definirá qual será o custo por lance adequado, como custo por clique, custo a cada mil visualizações, dentre outras métricas que podem ser utilizadas para contabilizar os gastos com a campanha.

Quais as dicas para anunciar no Google?

Agora que você já entendeu o básico para começar a anunciar os seus serviços no Google, está na hora de conferir algumas dicas de como aproveitar ainda mais essa plataforma e potencializar os resultados das suas propagandas.

Use e abuse das configurações de localização do seu público

O Google Ads oferece uma série de filtros para auxiliar os anunciantes a configurarem suas propagandas para que as pessoas que tenham uma maior chance de comprarem seus produtos vejam seus anúncios.

Por isso, não deixe configurar essa ferramenta, principalmente se você é uma empresa que vende principalmente para moradores da sua região. Você terá um aumento de cliques, ligações ou leads, além de gastar muito pouco com essa propaganda.

Você também poderá fazer testes com a ferramenta testando publicidades em diferentes regiões. Seja uma mesma campanha ou diferentes propagandas. Com isso, você conseguirá entender melhor quais os gostos dos clientes em determinada região.

Algo feito com bastante frequência na área de marketing são os testes A/B, no qual são veiculadas para uma pequena parcela do público duas propagandas, e a que tiver um melhor desempenho é divulgada para toda a base.

Limite o uso de palavras-chave por anúncio

Pode ser tentador adicionar inúmeras palavras-chaves em um só anúncio, mesmo que elas não pertençam a um mesmo grupo. Entretanto, procure deixar as suas campanhas o mais segmentadas possível.

O ideal para quem quer ranquear para diferentes palavras-chaves é dividi-las em várias campanhas, para que assim, você consiga manter um bom alcance da sua marca, além de poder fazer propagandas que melhor se relacionem com cada grupo de termos.

Por exemplo, caso você tenha uma clínica de estética e quer começar a divulgar no Google Ads, evite criar apenas uma campanha com todas as palavras-chave que podem se relacionar com sapatos.

Ao invés disso, divida em grupos menores, como grupos para depilação, grupos para tratamentos contra acne, preenchimento labial… Assim, você conseguirá trabalhar melhor com esses termos na sua estratégia de anúncios.

Assim, conhecendo melhor o que é o Google Adwords, quais os benefícios de investir nessa plataforma, além de algumas dicas de como se dar bem nos anúncios, você conseguirá alcançar mais clientes para o seu empreendimento, além de gastar o seu dinheiro de maneira mais sábia.

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