Checklist: 7 passos para um Instagram de sucesso!

Publicado em: 27 agosto 2019 - Categoria: Marketing Digital

De acordo com o Relatório Digital in 2019, feito pelo Data Report, o Instagram é a quarta rede social mais usada pelos brasileiros. Entretanto, ele já ocupa o primeiro lugar com o maior índice de engajamento por parte dos usuários.

Não investir nessa rede social é desperdiçar a chance de entrar em contato com futuros clientes e de promover sua autoridade na sua área de atuação. Por isso, preparamos esse artigo com 7 passos para criar um Instagram de sucesso.

  1. Preencha corretamente o seu perfil

Adicione todas as informações necessárias em seu perfil do Instagram: seu nome ou o da sua empresa, categoria em que ela se encontra (é preciso mudar a sua conta para perfil empresarial ou de criador de conteúdo).

Na biografia, faça um resumo dos assuntos que os usuários encontrarão em suas publicações. E-mail de contato e endereço também são informações importantes nos perfis empresariais.

Outro ponto que deve ser pensado cuidadosamente é o seu nome de usuário: afinal, é por ele que as pessoas vão procurar o seu perfil. Procure um nome de fácil memorização e que tenha a ver com o que está sendo proposto em seus conteúdos.

  1. Defina um tema para as suas publicações

Deixar o seu Instagram sem foco fará com que menos pessoas se sintam interessadas em te acompanhar. Escolha um tema no qual você tenha domínio e consiga produzir bastante conteúdo. Assim, as pessoas interessadas no seu nicho vão começar a te seguir.

Caso tenha dúvidas sobre qual tema escolher, faça uma pesquisa com seus atuais seguidores e pergunte sobre quais assuntos eles gostariam de ver na sua conta.

Uma outra dica é analisar os perfis que o seu público-alvo já seguem nas redes sociais. Os conteúdos produzidos por eles poderão lhe dar insights sobre o que esses usuários gostam (insights sim, plágio nunca!).

  1. Poste com regularidade

Para que as suas publicações sejam cada vez mais vistas pelos seus seguidores, além de fortalecer sua marca, é postar com uma certa frequência e regularidade (no feed e nos stories).

Várias fontes indicam diferentes “frequências” ideais para postagens, entretanto, acredita-se que seja interessante postar pelo menos uma publicação no feed e pelo menos dois stories por dia. Assim, o seu Instagram mantém sua relevância e os seus seguidores fiéis e ansiosos pela próxima publicação.

Procure prestar atenção nos horários das suas publicações. Postar em um período que os seus seguidores não estão online fará com que o engajamento caia, já que a maior parte da interação de um post acontece nos seus primeiros minutos.

  1. Use hashtags

As hashtags fazem com que suas publicações alcancem pessoas que ainda não são suas seguidoras e, assim, ao se interessarem pela sua publicação, acessarão o seu perfil e poderão seguir as suas outras publicações.

É preciso escolher a dedo as hashtags que serão usadas em cada foto ou vídeo. Afinal, elas precisam condizer com o conteúdo que está sendo mostrado. No entanto, hashtags muito populares não dão retorno significativo, por isso, pesquise por hashtags “menores”, mas que sejam usadas com frequências por outros perfis e usuários que abordem o mesmo tema que a sua conta.

Também é recomendado utilizar hashtags em português (caso o seu público seja brasileiro). Assim, você age de forma mais assertiva e evita perfis que costumam fazer spams.

  1. Aposte em conteúdos em vídeo

De acordo com dados coletados pelas empresas Hubspot e Mention, os vídeos representam o formato de conteúdo com a maior taxa de engajamento no Instagram. Por isso, é importante que você use e abuse dessa funcionalidade.

Procure fazer vídeos interessantes e/ou educativos, mas que não sejam tão longos. É importante que os conteúdos continuem alinhados com o tema proposto no seu perfil, além de transmitirem as informações de forma clara.

Como o Instagram é integrado ao Facebook, é possível que você compartilhe os seus vídeos também nesta rede social, na qual os vídeos também fazem muito sucesso.

  1. Interaja com o seu público

Responder e curtir comentários são uma ótima forma de mostrar para os seus seguidores que a sua interação está sendo “vista” pelo influenciador ou empresa que eles seguem. Assim, eles ficam motivados a comentar e curtir o seu conteúdo.

E quanto mais engajamento o seu perfil tiver, as suas publicações aparecerão para mais pessoas, sejam seguidores atuais ou pessoas que ainda não te conhecem. Procure fazer enquetes e perguntas nos Stories e deixe uma pergunta no final das suas publicações do feed. Assim, os usuários serão incentivados a engajar.

  1. Analise as métricas

O melhor jeito de saber se o seu Instagram está crescendo ou não é por meio da análise das suas métricas. O próprio aplicativo fornece informações sobre a quantidade de conteúdos publicados na semana, o número de interações feitas no mesmo período e em quais dias eles ocorreram, quantas visitas o seu perfil teve e muito mais!

Tais dados ajudam a definir quais modelos de conteúdo e assuntos agradam mais ao público (e quais precisam ser revistos). Além disso, você poderá moldar melhor as suas publicações com base na região que os seus seguidores moram ou pela faixa etária.

Ao colocar em práticas os 7 passos para ter um Instagram de sucesso, você irá perceber o aumento da interação nas suas redes sociais. Lembre-se de fazer conteúdos de qualidade que vão converter em vendas e branding para o seu negócio.

Que tal aplicar estratégias de marketing em suas redes sociais da sua empresa ou marca? Confira este post no qual listamos 7 benefícios do marketing para o seu negócio!

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