Aprenda agora a calcular o ROI de marketing para sua clínica médica

Publicado em: 20 abril 2018 - Categoria: Gestão de clínicas

ROI é a sigla usada em referência à expressão Return Over Investiment ou retorno sobre investimento, traduzindo para o português. É por meio dessa métrica, uma das mais importantes para a gestão do marketing de uma clínica médica, que possível avaliar se um investimento, ou uma estratégia, está gerando ganhos ou perdas financeiras.

Na hora de planejar e realizar novos investimentos em marketing o objetivo é sempre o mesmo em qualquer empresa. Seja ela da área da saúde ou não, o que se quer é melhorar processos, rotinas de trabalho e os resultados obtidos com suas campanhas. As informações reveladas pelo cálculo do ROI de marketing orientam o gestor através dessa jornada de otimização.

Se você busca entender como essa métrica pode contribuir para a melhoria dos resultados da sua clínica médica, veio ao lugar certo. Continue lendo este post e saiba tudo sobre o assunto que poderá revolucionar os ganhos gerados por campanhas de marketing do seu negócio.

Saiba como calcular o ROI de marketing da sua clínica

Calcular o ROI é muito mais simples e óbvio do que parece. Para começar, você precisa de duas informações:

  • quanto foi o investimento, incluindo todos os gastos, do material à mão de obra especializada;
  • quantos pacientes a campanha trouxe para a clínica e quanto cada um deles gastou entre consultas, exames e procedimentos.

De posse desses valores deve-se então, subtrair o valor investido do valor total recebido, e em seguida, dividir o resultado da subtração pelo valor do investimento. Por exemplo:

Imagine que sua clínica investiu R$1000,00 em uma campanha AdWords. Ao final da campanha, apurou-se que ela trouxe 10 novos pacientes que pagaram R$200,00 cada um pela consulta, sendo que um deles realizou um procedimento de R$1000,00, ou seja, o valor total recebido foi de R$3000,00. O ROI dessa campanha AdWords ficaria assim:

ROI = (Total recebido [3000] – Investimento [1000]) / Investimento[1000]

ROI = (3000 – 1000) / 1000

ROI = 2

Conclusão: para cada 1 real investido em marketing digital, sua clínica recebeu R$2,00 de volta.

Para se chegar ao percentual de ROI, basta multiplicar esse resultado por 100, ou seja: a campanha AdWords do exemplo, gerou um retorno de 200%.

Invista no que traz resultados e elimine o investimento no que não traz

O cálculo do ROI pode ser utilizado para mensurar os resultados de qualquer tipo de investimento, seja ele em marketing ou não. Porém, os indicadores gerados por meio do marketing digital podem ajudar a direcionar os investimentos em outras áreas da clínica.

Por exemplo, se o retorno sobre o investimento em campanhas para uma determinada especialidade for maior do que o de outra, pode-se usar essa informação para entender o que falta na especialidade que não deu tanto retorno, ou até mesmo, para investir na ampliação do atendimento na área com maior ROI.

Tome decisões orientadas por dados

Quando se investe em marketing digital, além do ROI, outras métricas são importantes para que suas decisões sejam tomadas com base em dados concretos. Algumas delas são:

  • CAC: custo de aquisição de cliente;
  • taxa de conversão: quantidade de vezes que uma ação pré-determinada — como vendas, downloads, cliques, cadastros, acessos, entre outras —  foi realizada;
  • taxa de rejeição ou bounce rate que mostra a quantidade de usuários que saiu de blog ou site na mesma página que entrou, sem acessar uma segunda página.

Todas essas informações ajudam a entender quais são as expectativas dos clientes em relação a sua clínica e assim, você poderá melhor atendê-las, garantindo não apenas a aquisição de novos clientes, mas a fidelização daqueles que você já tem.

O marketing especializado para médicos é mais complexo, pois exige muito mais cuidados do que em qualquer outro mercado, por isso não se pode desperdiçar esforços com ações sem resultados. O ROI de marketing é um dos recursos utilizados para evitar que isso aconteça.

Tão importante quanto acompanhar o ROI das campanhas é ter especialistas em marketing médico por perto, pois como você poderá ler nesse outro post, eles são capazes de impulsionar a sua clínica sem abrir mão da ética exigida pelo bem mais significativo de um ser humano: a sua saúde.

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