Marketing digital para médicos: quanto preciso investir?

Publicado em: 31 julho 2018 - Categoria: Marketing

Atualmente, comunicamo-nos de uma forma diferente devido à evolução da tecnologia. Os canais digitais mostraram-se uma boa alternativa para a otimização da comunicação entre empresas e clientes, inclusive na área da saúde, e o uso de marketing digital para médicos tem ganhado cada vez mais força.

Algumas empresas do setor da saúde não possuem uma visão clara dos benefícios de se investir em marketing digital, e os médicos acabam focando apenas nos detalhes operacionais. Por isso, vamos mostrar para você como utilizar as ferramentas online, quais são os seus custos e como elas podem ajudar a fortalecer a imagem da sua clínica. Continue a leitura!

Por que devo investir em marketing digital para médicos?

O grande de desafio para os profissionais da saúde é perceber como o marketing digital pode melhorar a reputação do seu trabalho. Para isso, o primeiro passo é definir quais são os objetivos a serem atingidos com as estratégias digitais. Destacamos alguns:

  • aumentar a credibilidade do médico e da clínica;
  • gerar uma imagem de confiança;
  • aumentar a percepção de qualidade dos serviços prestados;
  • aproximar-se dos pacientes;
  • adicionar valor à marca;
  • economizar e, com isso, aumentar os lucros.

Quanto preciso investir em marketing digital?

Você deve estar se perguntando: quanto então eu devo investir em marketing digital? Isso vai depender das ferramentas que podem ser utilizadas pelo médico para identificar e compreender as necessidades dos seus pacientes e atingir os objetivos propostos.

Redes sociais

Criar um perfil nas redes sociais é muito fácil e gratuito. A maioria das pessoas está conectada por meio delas. Aproveite esse espaço para dialogar, crie enquetes para saber quais são os problemas mais comuns na área da saúde, peça que avaliem seu atendimento para que possa fazer melhorias.

Blogs e sites

Por meio dos blogs você pode produzir conteúdos educativos sobre os temas da atualidade. Mantenha seus pacientes informados e mostre que você se preocupa com a saúde deles.

Utilize o site para que os pacientes saibam quais são os serviços oferecidos e onde podem encontrar a sua clínica. Os custos com essas duas ferramentas dependem da disponibilização do domínio na rede.

Links patrocinados

Se você desejar investir um pouco mais na divulgação para ampliar a sua visibilidade online, aposte em links patrocinados. A vantagem é que você só paga para o site que hospeda o seu anúncio se o paciente tiver sido redirecionado para o seu site por meio dele. Ou seja, essa ferramenta só gera custos quando traz o cliente para você.

E-mail marketing

Quando você produz um conteúdo que para ser acessado solicita informações pessoais do cliente, como email, você tem a permissão dele para continuar enviando informações. Aproveite para estreitar o relacionamento com os pacientes por meio do e-mail marketing.

Independente dos meios de comunicação escolhidos para se relacionar com os pacientes, você deve investir também em ferramentas para melhorar as suas estratégias, como marketing de conteúdo, mobile marketing, SEO e identidade visual.

Quais são as questões éticas na publicidade médica?

A utilização do marketing digital em saúde deve estar de acordo com princípios éticos. As campanhas publicitárias devem estar condizentes com as atitudes que se esperam de um médico. Por isso, o CODAME e o CFM publicaram a Resolução CFM 1.974/11.

O documento estabelece regras para a divulgação de conteúdos ligados à área da saúde, como a obrigatoriedade de conter os dados do profissional nos anúncios médicos, a proibição da exposição da figura do paciente sem o seu consentimento prévio, a vedação das consultas médicas online e evitar a autopromoção.

Em busca de mecanismos de aprimoramento gerencial na área da publicidade pelas clínicas médicas, o marketing digital tem oferecido muitas possibilidades para ampliar a presença digital da marca, melhorar o relacionamento com os pacientes e aumentar o desempenho das empresas de saúde.

Para garantir que as campanhas de marketing digital para médicos estejam adequadas à prática clínica e obedeçam aos princípios éticos, conte com o auxílio de profissionais capacitados de uma empresa especializada em atender as necessidades dos pacientes. Os resultados não vêm em curto prazo, então é melhor a começar a investir agora mesmo!

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