Marketing de relacionamento: por que investir nisso?

Publicado em: 31 julho 2018 - Categoria: Marketing

O marketing de relacionamento tem como principal objetivo a fidelização de clientes, porém não se limita a isso. Durante o processo de conquista da persona, a ferramenta de marketing também dissemina e constrói autoridade no mercado para uma marca, além de fazer com que seus consumidores se tornem verdadeiros defensores dela.

A importância do marketing de relacionamento vai além da geração de negócios. Ele é o responsável por fazer com que a relação de uma empresa com seus clientes seja contínua e durável, trazendo benefícios para ambos os lados.

O cliente ganha com um atendimento rápido e diferenciado, além de uma experiência personalizada às suas necessidades. A empresa ganha recebendo feedbacks contínuos que permitem a melhoria dos seus produtos e serviços.

Se você deseja estabelecer um vínculo mais profundo e duradouro com seus pacientes, está no lugar certo. Continue a leitura deste post e entenda como usar marketing de relacionamento em benefício da marca da sua clínica.

Produza conteúdos para educar seus clientes e criar autoridade de mercado

Antes de mais nada, é necessário conhecer muito bem o perfil do seu cliente, entender seus desejos, suas necessidades e seus anseios para, então, ser capaz de entregar o que ele precisa.

O conteúdo aproxima as empresas desse entendimento, já que a partir do interesse da sua persona pelo que você publica é possível entender o que exatamente ela está buscando. Outra vantagem de oferecer bons conteúdos é a possibilidade de trocá-los por informações mais específicas do lead que o ajudarão a entender seu perfil.

Sem contar que, respondendo às dúvidas dos pacientes por meio do conteúdo da clínica, está se criando a autoridade da marca sobre o assunto perante o cliente e o mercado.

Utilize fluxos de nutrição de e-mail marketing para se manter presente na vida do seu cliente

Outra forma de criar uma relação de proximidade com o cliente é por meio do e-mail marketing. Ele permite à empresa estar presente em momentos como aniversário, Natal, ano novo e outras datas em que é importante que ele receba felicitações.

O e-mail marketing também ajuda a fazer com que seu cliente tome conhecimento das publicações de conteúdo relevante para ele, além de permitir o envio de promoções, descontos e brindes e a construção de uma relação de pós-venda, por meio de pesquisas de satisfação.

Interaja com seus clientes nas redes sociais para fortalecer o relacionamento com eles

As redes sociais acabaram se tornando quase um canal de atendimento devido à rapidez com que se consegue interagir com os clientes de uma empresa. Além disso, também são um ótimo local para a distribuição do conteúdo da marca.

Responder às dúvidas e solicitações dos pacientes feitas por meio das redes sociais também é uma ótima forma de manter um bom relacionamento com eles.

Crie programas de fidelidade para fortalecer o marketing de relacionamento com clientes

Os programas de fidelidade são a forma mais comum de marketing de relacionamento. Normalmente são muito utilizados por restaurantes, empresas aéreas, operadoras de telefonia e de cartões de crédito.

São os famosos programas de milhagem, que estimulam as pessoas a consumirem sempre da mesma marca, com o objetivo de acumular pontos que poderão ser trocados por novos produtos ou serviços.

Adote ações de endomarketing para cuidar dos relacionamentos internos da sua empresa

Todas essas ações mencionadas podem e devem ser adotadas também em prol do relacionamento com os clientes internos de uma empresa, ou seja, seus colaboradores, parceiros e fornecedores. Dê atenção a eles também, pois são tão importantes quanto qualquer outro cliente.

O marketing de relacionamento garante às marcas resultados contínuos e a longo prazo, já que viabiliza a manutenção do cliente. E agora que você já sabe como utilizá-lo em sua empresa, que tal compartilhar este post em suas redes sociais para que seus colegas também aprendam sobre o assunto?

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